A pouco mais de 24 horas do início da chamada Temporada de Cruzeiros, começou nesta sexta-feira (07), uma nova tentativa de limpar o lixo jogado na área portuária da capital. O lixo jogado por permissionários e freqüentadores da Feira da Banana, na chamada ‘Manaus Moderna’, no centro da capital, acaba chegando ao Rio Negro.
Duas balsas e carros coletores de lixo estão dando o apoio logístico para a retirada do lixo no entorno da feira e na praia da Manaus Moderna. O trabalho, segundo o subsecretário operacional da Secretaria Municipal,da Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), José Rebouças, conta com 20 funcionários e mais 30 pessoas para os serviços de varrição, coleta lixo, limpeza de igarapés e conscientização ambiental.
Usuária dos barcos de linha, a passageira Leoni Pereira afirma que, quem viaja de barco também é responsável pelo lixo jogado no rio ou fora dele.
O autônomo Auzelando Frota Lima, que é usuário da Manaus Moderna, reconhece que, além do trabalho do poder público, a manutenção da limpeza depende da colaboração de todos.
A limpeza no entorno da Manaus Moderna inclui as principais ruas de acesso e a praia, onde atracam os barcos regionais.
Segundo a Semulsp, os trabalhos se intensificam na vazante com as ações das equipes de capinação.
… Todos nós sabemos que, por várias razões, principalmente a questão cultural – essa é a verdade – é praticamente impossível manter a área portuária limpa. É preciso que o próprio poder público entenda que essa limpeza deveria ser regular e programada, afinal, queiramos nós ou não, é uma área por onde passam muitos turistas que chegam a Manaus e que acabam tendo uma péssima imagem da principal capital da Região Norte do país.