Se este garotinho aí em cima tivesse de tirar o dinheiro do próprio bolso, para comprar o pãozinho do café da manhã desta terça-feira (7), certamente não estaria tão feliz. Pela manhã, o pai dele já deve ter adquirido o produto com reajuste, em Manaus. O aumento varia entre 12% e 15%. O preço do quilo do pão francês, a variedade mais consumida pelas famílias, deve variar entre R$ 14,79 e R$ 17, conforme custos de cada estabelecimento comercial.
De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindpan), Williams Teixeira Barbosa, o aumento se justifica pelo encarecimento dos custos de produção, devido à alta do dólar, da energia e dos impostos.
O empresário disse que, há dois anos – desde março de 2013 – o preço do pão francês não sofre alteração, no entanto, como a farinha de trigo que abastece os Estados do Amazonas e Pará é 100% importada dos Estados Unidos, a variação cambial do dólar influencia diretamente o preço.
Segundo Williams Barbosa, o consumidor deve ficar atento, na hora de comprar o pão, já que o produto só pode ser comercializado a peso, em todo o território brasileiro. A atenção deve ser principalmente com as balanças usadas nas panificadoras, que devem estar aferidas pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM).