Mais velocidade e qualidade para a população acessar os serviços públicos de saúde. Esse é o objetivo do Ministério da Saúde, ao doar 25 mil computadores para a implantação do prontuário eletrônico de pacientes. A medida beneficia mais de 15 milhões de brasileiros, em quase cinco mil Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), em todo o país, conforme destaca a secretária de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Lumena Furtado.
“Essa entrega dos computadores, ela é bastante importante para que a gente possa qualificar esse atendimento na rede básica, incorporando a tecnologia da informática e facilitando a comunicação da equipe, facilitando o acesso do paciente as informações sobre a sua saúde. Além, de não usar o papel, se o paciente faz uma consulta e você tem o registro daquela consulta ali dentro, quando ele vai a farmácia pegar medicação, o mesmo prontuário pode ser aberto, se ele volta depois de um tempo está ali registrado o prontuário. Então, são avanços importantes para que a gente possa garantir um acompanhamento de mais qualidade das pessoas, dos cidadãos em cada Unidade Básica de Saúde”.
Em Recife, os profissionais da Unidade Básica de Saúde localizada na comunidade Nova Jiquiá já adotaram os prontuário eletrônico para registrar as informações dos pacientes. A médica Clea Didier, por exemplo, atua na UBS. Ela conta o que mudou no dia a dia de trabalho.
“Antes a gente tinha que preencher muitas fichas, agora mesmo nesse birô estariam muitos papeis. Então isso mudou completamente. A gente pode focar mais no atendimento ao usuário e é um método muito bom, muito intuitivo. Realmente a gente consegue preencher muito bem todas as informações, então só veio realmente melhorar demais o atendimento.”
As melhorias não param por aí. Os computadores que já têm o prontuário eletrônico vão poder também atualizar a versão atual do sistema para 2.0, com novas ferramentas importantes, como o registro do acompanhamento do pré-natal e o odontograma onde é registrado a situação de cada dente do paciente. A modernização do serviço faz parte do projeto de formação e melhoria da Rede de Atenção à Saúde, o QualiSUS, que envolve 17 estados priorizados na distribuição dos computadores. Para saber mais, acesse www.saude.gov.br