‘Outubro Rosa’ chega às trabalhadoras do PIM por meio de Programa Saúde da Mulher, do SESI

images
Com o laço simbólico do ‘Outubro Rosa’, feito pelas próprias funcionárias, a empresa Midea Carrier do Brasil, no Tarumã, recebeu nesta quarta-feira (8), a equipe do Programa SESI Saúde da Mulher. A campanha pela prevenção do câncer de mama, representada por um laço cor-de-rosa, deve intensificar as ações do programa, durante o mês de outubro, nas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Pelo menos 100 funcionárias foram atendidas com dicas de prevenção e ações sobre a doença.O câncer de mama ainda não pode ser prevenido, mas pode ser tratado se diagnosticado o mais cedo possível. Sendo assim, a enfermeira Dagmar da Silva, do SESI, alertou as mulheres para a necessidade de realizar corretamente o autoexame de mama. Segundo ela, ao encontrar algo fora do normal, deve-se procurar imediatamente um profissional da área de mastologia.“O autoexame deve ser realizado sempre após a menstruação, no período de 10 dias, nunca antes, pois o corpo da mulher sofre alterações que impossibilitam e até enganam o resultado”, disse Dagmar.Ao completar 40 anos, as mulheres contam com o exame de mamografia para detecção da doença, recomendado pelo menos uma vez por ano a partir daí. “Hoje, recomenda-se que em caso da doença na família que o exame seja realizado o quanto antes, pois o risco de adquirir a doença é de 90%”, afirma a enfermeira.Na “Roda de Conversa”, uma palestra apresentada de forma interativa, as mulheres participantes esclareceram suas dúvidas e ainda praticaram o conhecimento adquiridos em protótipos mamários, por meio de dinâmicas com perguntas e respostas.“Aprendi a realizar o meu autoexame corretamente, pois até então não realizava da forma adequada”, disse a funcionária do setor de aletado, Vaneza Souza de Melo, 29.

Dagmar diz que, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil. São mais de 57 mil novos casos estimados em 2014 e considera-se que a idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos.

A mama mais dura que o normal, pequenas feridas na pele, vermelhidão na pele da mama, assimetria entre as duas mamas (uma maior que a outra), nódulo ou pequeno caroço interno, palpável e dolorido são alguns dos sintomas que detectados precocemente têm 90% de chances de cura.

Ter um ou mais desses sintomas não significa necessariamente que a mulher possua um câncer de mama, mas é aconselhável procurar um médico para investigar o que está acontecendo. Por vezes, pode ser apenas um nódulo benigno ou uma inflamação do tecido mamário.

A dor mamária é um sintoma muito comum nas mulheres, mas raramente está associada ao câncer. A dor das mamas geralmente possui causas ligadas a alterações hormonais ou emocionais.

Lançado em 2010, o programa já atendeu mais de 3 mil mulheres, no PIM. As empresas interessadas devem  procurar o setor de Relações com o Mercado (RCM) do SESI Amazonas, por meio dos números (92) 3186-6621 ou 3238-8888 e, e-mail [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *