11/03/13 – Os mil trabalhadores da construção civil da obra do Shopping Ponta Negra amanheceram de braços cruzados, nesta segunda-feira, fazendo uma série de reivindicações.
Segundo os manifestantes, o pagamento do pessoal terceirizado está atrasado e não há água para beber ou tomar banho. O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracomec), Cícero Custódio, disse que, apesar de ter ido várias vezes levar as reivindicações à empresa paulista que terceiriza a obra, nada foi resolvido.
“Resolvemos parar porque, muitos dos trabalhadores não tem carteira assinada; estamos cobrando o Ministério do Trabalho para ver isso aí, porque eles só notificam a empresa e não cobram depois, e nós só vamos sair da qui quando o problema for resolvido.”
O superintendente do trabalho e emprego no Amazonas, Dermilson Chagas, também visitou o canteiro de obras do shopping, pela manhã. “Os trabalhadores reclamam de empresas que não pagaram, foram embora e não devolveram a documentação, do ambiente de trabalho e nós vamos verificar isso. Vamos pedir às empresas que regularizem a situação e, se elas não regularizarem, vamos voltar com a fiscalização e todas serão autuadas.”
No final da tarde, o Shopping Ponta Negra divulgou a seguinte Nota Oficial, assinada pela diretoria do empreendimento:
NOTA OFICIAL
O Shopping Ponta Negra afirma que todas as providências foram tomadas para sanar, em tempo hábil, os problemas decorrentes da falta de água no canteiro de obras. O problema já foi solucionado, no entanto a equipe de engenharia continua em vistoria para levantar a causa e tomar providências preventivas para que tais fatos não possam mais acontecer. Vale ressaltar que o calendário de trabalhos continua inalterado e a inauguração do centro de compras está confirmada para junho de 2013.
O empreendimento, que irá somar bastante para o desenvolvimento da cidade, com criação de mais de dois mil postos de trabalho e investimentos de R$ 197,6 milhões, está sendo erguido de acordo com os padrões da empresa, que se pautam na mais rigorosa qualidade e seguindo o que determinam as normas voltadas para obras de grande porte, na cidade de Manaus.
O Shopping Ponta Negra também esclarece que não há qualquer pendência salarial com seus funcionários. Em relação às empresas terceirizadas, o empreendimento intercederá para corrigir quaisquer eventuais inconformidades em relação aos seus colaboradores.
Certo de estar cumprindo o seu papel, o Shopping Ponta Negra coloca-se à disposição da sociedade e reforça seu intuito de continuar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da cidade.