Quatro pessoas foram presas, nesta terça-feira (24), em ocorrências distintas, durante as ações policiais da operação “Volta Segura”, realizadas na área do Centro da cidade. A informação é da Polícia Civil do Amazonas, por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
A primeira prisão aconteceu por volta das 17h30, quando uma equipe da Polícia Militar fazia patrulhamento de rotina, na área da Praça da Matriz, na Rua Marquês de Santa Cruz. Os policiais avistaram Carlos Henrique Correia de Oliveira da Silva, de 22 anos, e Cidyane Ferreira dos Santos, de 28, apresentando atitude suspeita, em um ponto de ônibus. Ao perceberam a presença da guarnição policial, os dois tentaram fugir do local, mas foram abordados antes que conseguissem sair da região.
Com eles, foram encontrados seis celulares oriundos de um roubo efetuado horas antes da ação policial. Além dos aparelhos telefônicos, a dupla também portava uma faca de 30 cm, que era usada para intimidar as vítimas, durante os assaltos. Ao serem encaminhados ao 24º DIP, ficou constatado que Carlos Henrique tinha acabado de fazer um arrastão em um ônibus.
O delegado responsável pela detenção da dupla, Luis Carrasco, falou sobre os truques usados para despistar o patrulhamento da polícia. “Ao cometerem os roubos, os dois trocavam de roupa logo em seguida, para que não fossem reconhecidos por policiais, caso houvesse alguma denúncia. Geralmente, Carlos praticava a ação e Cidyane dava suporte, guardando os produtos dos assaltos”, informou o titular da unidade policial.
Eles foram indiciados pelo crime de roubo qualificado e, após o término dos procedimentos legais, serão conduzidos à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro da capital, onde ficarão à disposição da Justiça.
Pouco tempo depois, a unidade policial voltou a registrar nova prisão decorrente da operação realizada no Centro de Manaus. Outra dupla, que também praticava assaltos na área, foi detida por uma equipe da PM, na Rua Luiz Antony. Rafael Siqueira Fernandes, de 22 anos, e um adolescente de 17 anos, foram abordados em uma moto utilizada para efetuar os delitos.
Com os dois, a polícia encontrou um revólver calibre 22 com a numeração raspada. Na delegacia, o adolescente informou que a motocicleta pertencia ao tio dele, que não sabia para quê o veículo era usado.
Os dois foram autuados por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Após a conclusão das diligências, Rafael Siqueira será encaminhado à Cadeia Pública de Manaus e o adolescente será conduzido à Delegacia Especializada em Apurações de Atos Infracionais (Deaai).
Operação “Volta Segra”
A operação “Volta Segura”, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-AM), foi deflagrada na sexta-feira passada (21), no Centro de Manaus. A ação – que conta com o trabalho em conjunto das Policias Civil e Militar – tem o objetivo de coibir crimes nesta área da cidade.
De acordo com dados divulgados pela SSP-AM na última segunda-feira (23), nos três primeiros dias de operação, o número de ocorrências de furtos, roubos e lesões corporais na área caiu 54%.