Estabelecimentos comerciais da capital passaram por fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal (VISA Manaus), na manhã desta terça-feira (23). O objetivo da Operação “Visa Presente” é ouvir os frequentadores e garantir os direitos do consumidor.
A operação foi deflagrada com a participação de 30 agentes. De acordo com o diretor da VISA Manaus, Marco Fabris, os agentes vão estar presentes nos estabelecimentos comerciais orientando o consumidor sobre as normas sanitárias para a compra de produtos e aquisição de serviços.
Cerca de 10 estabelecimentos, entre supermercados, salões de beleza, casas de depilação etc., foram visitados. Um deles foi o supermercado Carrefour de Flores, na zona Centro- Sul da cidade, onde os fiscais da VISA Manaus distribuíram panfletos explicativos, com dicas ao consumidor sobre a conservação de alimentos, acondicionamento de produtos, entre outras recomendações.
Fazendo as compras de natal, no supermercado, a médica Olivina Perez aprovou a iniciativa.
Segundo o gerente de Vigilância de Produtos da VISA Manaus, Fernando Branco, o objetivo da ação não é multar comerciantes, mas diminuir a demanda de denúncias que tem aumentado, a cada ano.
Este ano, a VISA Manaus realizou aproximadamente 10 mil notificações, onde muitos estabelecimentos foram multados.
Segundo o diretor do órgão, a operação prossegue na próxima terça-feira (30). Segundo ele, a fiscalização será cada vez mais rigorosa, com esses estabelecimentos, a partir do ano que vem.
Denúncias à Vigilância Sanitária podem ser feitas pelo telefone 0800 09 20 123.