Um carregamento de aproximadamente 120 quilos de pasta-base e de cocaína pura foi apreendido e o traficante brasileiro Wladimir Martinho Marques Pechar, de 33 anos, foi preso, na manhã desta quarta-feira (03), pela 2ª Companhia da Polícia Militar, no município de São Gabriel da Cachoeira, em operação do plano Estratégia Estadual de Segurança na Fronteira (Esfron). A apreensão é uma das maiores do ano.
A operação da Esfron, que aconteceu no rio Negro, onde o suspeito e outro elemento, possivelmente um colombiano, que está sendo procurado, foi coordenada pelo comandante da Companhia da Polícia Militar na região, major Glauco Alencar.
De acordo com o comandante, a droga estava escondida nos bancos da embarcação, uma lancha-voadeira de 40 HP, muito comum na região amazônica por sua facilidade e rapidez de deslocamento nos rios, principalmente no Rio Negro, cujo leito tem bastante pedras na área de São Gabriel da Cachoeira. “O traficante já vinha sendo procurado. Tínhamos denúncia de que ele, conhecedor da navegação nos rios e lagos da região, vendia seus serviços para o transporte de drogas”, afirmou o major Glauco.
O comandante contou que o suspeito foi avistado durante patrulhamento da Polícia Militar na região da ilha das Flores, perto da sede do município. A lancha entrava no Brasil, proveniente da Colômbia, segundo o major. “Eles ainda tentaram fugir e esconderam a voadeira em um porto clandestino na mata, mas nossos policiais estavam atentos e conseguiram fazer essa importante apreensão, uma das maiores do ano no Estado”, disse Glauco.
A droga estava embalada e dividida em 40 tabletes e 65 recipientes para óleo de motor. Junto com a embarcação e o suspeito, o carregamento foi apresentado ao delegado da Polícia Civil no município.