Operação “Lei Seca” será deflagrada a partir das 10 da noite deste sábado (04)

lei-seca1

A partir das 22 horas deste sábado (04), a Polícia Civil do Amazonas deflagra a Operação Lei Seca, que consiste na fiscalização dos estabelecimentos comerciais, bares e lanchonetes de Manaus. O objetivo é prevenir possíveis acidentes de trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica e evitar violências de modo geral, no período das eleições.

Além dos servidores da Polícia Civil, a ação contará com a participação de efetivo do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).

A medida obedece a Portaria nº 001/2014 e a Portaria Externa 001/2014/SSP, assinadas, em setembro deste ano, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que proíbe a venda de bebidas alcoólicas durante o período eleitoral.

Caso ocorra segundo turno, a proibição também valerá das 00h às 18h do dia 26 de outubro, data que encerra o período de votação. Segundo o delegado geral, Josué Rocha, a ação ocorrerá em todas as zonas da capital.

A Polícia Civil, por meio dos delegados das áreas distritais, já notificou os donos dos estabelecimentos para que eles tenham ciência do trabalho que vamos realizar no fim de semana. “A ideia é conscientizar as pessoas e fazer uma ação preventiva e não punitiva”, explicou. Ao todo, foram notificados cerca de 800 bares da cidade.

O diretor de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Emerson Negreiros, informou que cerca de 300 policiais civis vão atuar, durante a operação Lei Seca. Segundo Negreiros, na eleição de 2012, após a realização da Operação Lei Seca, houve uma redução em mais de 40% nas ocorrências policiais.

A expectativa é que, neste pleito, as ocorrências gerais reduzam em 50%”, concluiu. A Polícia Civil do Amazonas também realizará a operação Lei Seca em todos os municípios do Interior, com a presença de juízes e promotores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *