Com o tema “Batida só no tamborim. Se beber, não dirija. No trânsito, a coisa é séria!”, o Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) deu início a operação Carnaval 2015. Até às 12h da quarta-feira de cinzas, equipes de fiscalização vão se revezar nas ruas da capital, para coibir infrações de trânsito.
Os agentes do Detran-AM vão distribuir, durante as fiscalizações, 50 mil kits contendo bandanas, ventarolas, pulseiras da Lei Seca e sacolas de lixo. Segundo o diretor-presidente do órgão, Leonel Feitoza, com os kits, serão distribuídos gratuitamente 20 mil bafômetros para que os próprios foliões façam o teste de alcoolemia e saibam se podem ou não dirigir.
Leonel Feitoza informou que cada aparelho custou R$ 10,00. Os bafômetros não são descartáveis e poderão ficar com os foliões e o condutor que não conseguir dirigir por estar embriagado, pode ligar para o “Disque Pileque” – 3642-6708. De acordo com o presidente da entidade, Manoel Lima, o serviço conta com a ajuda dos voluntários do Sindicato dos Motoristas de Ambulância do Amazonas (Sindcam-AM).
O Detran-AM lembra que as pessoas que acionam o “Disque Pileque” não são multadas. Outro parceiro da operação é a Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (ADEFA). O presidente da Adefa, Isaac Benayon, lembra o risco de beber e dirigir.
“A bebida causa tanta dor, tanto trauma e é isso tudo é pro resto da sua vida!”