Operação fiscaliza peso e brindes de ovos da páscoa em Manaus

Tendo em vista as comemorações da Páscoa e a procura pelos ovos de chocolate, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), realiza, desde o dia 24 de março, a coleta de várias marcas de Ovos de Páscoa nos diversos estabelecimentos da cidade.

Nesta quinta-feira (3), às 9h, na sede do órgão, na avenida Governador Danilo Areosa, s/nº, lote 1.63, Distrito Industrial 1, zona Sul, os fiscais iniciam os exames periciais nos ovos coletados, para verificar se o peso declarado na embalagem e os brindes contidos no produto atendem à legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, todos os produtos recolhidos serão examinados e testados pelos fiscais do órgão. “A Operação Páscoa é realizada todos os anos pelo Ipem, e, neste ano, a meta é fiscalizar 13 mil unidades de ovos, a fim de garantir que o consumidor, ao fazer aquisição deste produto, não seja lesado”, disse Márcio André Brito.

Brito ressalta ainda que o consumidor deve ficar atento para o peso do produto e não para a numeração, pois, em caso de dúvida, o consumidor deve procurar uma balança eletrônica no próprio estabelecimento, verificar se existe o selo do Inmetro – que é a garantia que esta balança passou pelos testes do Ipem e está correta – e, em seguida, fazer uma simples pesagem. Caso haja irregularidades, será lavrado um auto de infração onde o proprietário receberá um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao órgão.

As multas variam de R$ 1.200 a R$ 500 mil reais. Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo 0800-092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *