Operação conjunta PC/AM-Energia/Manaus Ambiental flagra desvio de água e energia, em lojas do Centro de Manaus

image048

Uma operação de fiscalização e combate ao furto de energia, realizada nesta sexta-feira (28), pelas concessionárias  Eletrobras Amazonas Energia e Manaus Ambiental constatou que várias lojas localizadas na Rua da Instalação, no Centro de Manaus, desviavam os serviços oferecidos pelas das empresa, por meio de ligações clandestinas.

A operação, coordenada pela Delegacia Especializada de Combate ao Furto de Serviços do Amazonas (DECFS), contou com o apoio do Instituto de Criminalística (Icrim).

O primeiro estabelecimento inspecionado foi uma loja de confecções. No local, não havia medidor de energia elétrica. O proprietário não foi encontrado e a notificação para comparecer a DECFS para prestar esclarecimentos foi entregue para a gerente. A loja é reincidente e já havia sido inspecionada pela Eletrobras Amazonas Energia, com suspensão do fornecimento por uso irregular da energia elétrica.

Outras duas lojas foram inspecionadas, mas os fiscais não constataram o desvio de energia elétrica. De todas as unidades inspecionadas, apenas uma foi desligada da rede elétrica da distribuidora, como também foi notificada pela autoridade policial presente.

Mais uma vez a Eletrobras Amazonas Energia identificou a interferência em seu sistema elétrico, caracterizando o crime de furto da energia elétrica, que ocasiona prejuízos financeiros à empresa e ao poder público na perda da arrecadação do ICMS. Além disso, a comunidade fica exposta aos riscos de choque elétrico e danos ao patrimônio, em razão destes tipos de instalações inadequadas e sem proteção.

Segundo a concessionária, o combate às perdas só é possível com o envolvimento de toda a Sociedade, Estado e Município. O roubo de energia é crime conforme o código penal brasileiro pelos artigos 155 e 171.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *