Corporação reforça medidas que devem ser adotadas pela população para evitar que os sinistros aconteçam
– (fotos: Divulgação/CBMAM) – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) combateu, ao longo da quinta-feira (22/08), 14 incêndios em áreas de vegetação, em Manaus. Desde o mês de junho, as equipes da Operação Céu Limpo estão intensificando o combate aos incêndios na capital e a corporação reforça medidas que devem ser adotadas pela população para evitar que os sinistros aconteçam.
De acordo com o subcomandante-geral do CBMAM, coronel Reinaldo Menezes, os incêndios em áreas de vegetação ocorridos na capital e atendidos pelo Corpo de Bombeiros foram causados por ação humana. Ele também pontua a importância dos cuidados que devem ser adotados pela população.
“Ontem (quinta-feira) combatemos muitos incêndios na capital, sendo a maioria deles causado por ação humana. Então, fazemos o apelo para que a população seja nossa aliada não fazendo queima de lixo, não jogando pontas de cigarro em áreas de vegetação. Essas são medidas simples e que podem evitar incêndios”, enfatizou coronel Reinaldo Menezes, subcomandante-geral do CBMAM.
Conforme dados do Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), dos 14 incêndios, seis deles foram na zona centro-sul de Manaus, cinco na zona norte, dois na área oeste e um na zona leste. Todos os incêndios atendidos pela corporação foram combatidos com uso de picapes equipadas com kits de combate a incêndios e viaturas Auto Bombas Tanques (ABTs). Não houve registro de vítimas.
No período da noite, um incêndio de maior proporção em área de vegetação ocorreu no bairro Compensa, zona oeste, quando as chamas atingiram uma área de, aproximadamente, 2 mil metros quadrados. Na ação, os bombeiros utilizaram 5 mil litros de água para extinguir as chamas.
Outra ocorrência do gênero ocorreu, por volta das 19h30, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul. A partir do acionamento, as equipes se deslocaram rapidamente até o local e fizeram o combate das chamas com 2 mil litros de água.
Operação Céu Limpo
Desde o dia 3 de junho, quando foi lançada, as equipes da Operação Céu Limpo estão intensificando o combate aos incêndios em áreas de vegetação na capital. O trabalho ocorre por meio de equipes em plantões de 24 horas, além das escalas de prontidão, que atuam conforme demanda de incêndios.
Incêndio atinge área de mata na Fundação Dr. Thomas
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas, informa que, por volta das 20h dessa quinta-feira, uma parte da área verde da instituição, localizada na rua Dr. Thomas, nº 798, N. Srª das Graças, zona Centro-Sul, foi atingida por um incêndio. O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBAM) foi acionado e o fogo, que não alcançou a sede da instituição, foi controlado. As causas do incêndio já estão sendo investigadas.
A diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, Oreni Braga, esteve no local acompanhando o trabalho do Corpo de Bombeiros e assegurou que os idosos residentes não foram afetados.
“Já estamos em contato com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), para intensificar a limpeza do local, e retirar a folhagem seca. Sabemos que nessa época do ano, com calor intenso e falta de chuvas, uma fagulha pode desencadear o fogo. Os bombeiros conseguiram apagar as chamas com rapidez e nossos idosos não foram prejudicados”, afirmou Oreni.