Omar quer rapidez na construção do Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos do Amazonas

17/06/13 – O governador Omar Aziz quer que as obras do Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos comecem o mais rapidamente possível. Foi o que disse, nesta segunda-feira (17), o secretário da saúde do Amazonas, Wilson Alecrim.

Pela manhã, o Governo do Estado deu início à licitação das obras de reforma, adequação e ampliação do imóvel localizado no Km 53 da rodovia AM-010, onde será implantado o Centro de Reabilitação, o primeiro da rede pública de saúde do Amazonas.

“Considerando o calendário estabelecido pela Comissão Geral de Licitação (CGL), nossa expectativa é de que o processo de concorrência pública seja concluído, no máximo, até o final de julho. A determinação do governador Omar Aziz é que o início das obras ocorra no mais breve espaço de tempo”, disse Alecrim.

Segundo a CGL, quatro empresas estão disputando a Concorrência Pública 130/2013, que se destina à contratação, pelo menor preço global, de empresa especializada em obras e serviços de engenharia. Nesta terça-feira (18) deve ser publicado o resultado do julgamento da documentação apresentada pelas empresas concorrentes. Será, então, aberto um prazo de cinco dias para recurso. No dia 26 deste mês acontece a publicação do julgamento de eventuais recursos e, no dia 27, serão abertas as propostas de preço apresentadas por cada concorrente. Não havendo recursos, a publicação do resultado final da licitação deve ocorrer na primeira semana de julho. Na hipótese de haver recursos, o resultado deve ser conhecido até 24 de julho.

O Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos terá estrutura para atender 120 pessoas, sob o formato de internação (por período médio de 120 dias). Terá como público-alvo adultos e adolescentes a partir de 13 anos, de ambos os sexos, dependentes de álcool e outras drogas. “A proposta do Centro é oferecer a possibilidade de reabilitação, sobretudo àqueles dependentes químicos que não dispõem de condições financeiras para manter um tratamento desse tipo, com recursos próprios”, afirmou o secretário. Ele destaca que o tratamento também contempla o acesso a práticas educativas e terapêuticas, que assegurem a reinserção social das pessoas atendidas no centro especializado.

Segundo a responsável pela Coordenação Estadual de Saúde Mental, Lourdes Siqueira, o Centro de Reabilitação contará com uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados no tratamento de dependentes químicos. A unidade foi projetada para garantir um ambiente tranquilo, com estrutura confortável e acomodações adequadas tanto para a realização das ações de assistência em saúde e urgência médica, quanto para as oficinas terapêuticas, profissionalizantes e esportivas. “É um modelo de atendimento pensado para incorporar ao tratamento a participação da família, que tem papel fundamental no processo de recuperação do dependente químico”, frisou Lourdes Siqueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *