O número de ocorrências registradas em quatro dias de eventos, desde a Festa dos Visitantes até o último dia de apresentação dos bumbás, no 49º Festival Folclórico de Parintins, teve redução de 40%, em relação ao ano passado. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (30), pela Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). De acordo com a secretaria, o baixo número de ocorrências coloca a edição de 2014, como uma das mais tranquilas dos últimos anos.
Segundo dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), instalado em Parintins durante o evento, em 2013 foram registradas 133 ocorrências de crimes contra 80 neste ano. Do total deste ano, a maioria – 65 casos – foi de furtos. Também foram registrados 12 casos de lesão corporal, alguns casos de violência doméstica, e três de roubo.
De acordo com o secretário da Segurança, coronel PM Paulo Roberto Vital, a redução expressiva no número de ocorrências neste ano, segue a mesma tendência dos anos anteriores. “Todo ano montamos esse grande esquema de segurança, para atender os visitantes e os moradores da cidade, durante o festival. Neste ano, estávamos com um efetivo de cerca de mil policiais militares, civis e bombeiros”, disse.
Ronda no Bairro – O secretário destaca que o grande diferencial deste ano foi a atuação do Programa Ronda no Bairro, implantando no município em dezembro de 2013. “Com o Ronda no Bairro temos o policiamento ostensivo mais que reforçado em todos os bairros da cidade. Com certeza, tivemos um dos festivais mais tranquilos dos últimos anos”, disse.
Segundo o comandante da Operação Parintins da Polícia Militar, tenente-coronel Marcos Brandão, nenhuma ocorrência grave foi registrada, desde o dia 27 de junho, na Festa dos Visitantes, até à ultima noite de apresentação, neste domingo. “Nenhum caso de homicídio ou tentativa de homicídio foi registrado. Destacamos ainda que, no caso de roubos, a redução também foi muito expressiva – 66% – comparado com o ano passado”.
Ação integrada – Toda a ação de Segurança durante o Festival foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), colegiado da SSP que reúne diversos órgãos das esferas estadual, municipal e federal. A Operação Parintins contou com cerca de mil servidores somente da área de Segurança Pública, com a participação dos órgãos do sistema: Polícia Civil (PC), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).