Ocorrências de crimes reduziram 77%, durante operação em bairro mais violento da cidade, diz SSP-AM

Grafico_de_Violencia
Os registros de crimes, na área do bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, onde foi realizada, neste final de semana, a Operação Espectro de Segurança, tiveram uma redução de 77%.  É o que aponta a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM). A ação integrada contou com a participação das Polícias Civil e Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
De acordo com o balanço-geral divulgado pela SSP-AM, na tarde desta segunda-feira (9), no período da operação, nenhum homicídio foi registrado no local e os crimes de roubo reduziram 50%. Houve, também, segundo a SSP-AM, queda no número de roubos (-50%), ameaças (-78%) e furtos (-34). No total, foram registradas 20 ocorrências, contra 72 no mesmo período do ano passado.De sexta-feira (6), até as 10h do domingo (8), mais de 100 veículos em situação irregular foram apreendidos na área da operação, onde foram montadas diversas barreiras para verificação dos veículos. Doze motoristas foram flagrados dirigindo embriagados durante blitze da Lei Seca realizada no local.  No total, 200 motoristas foram autuados por diversas irregularidades.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, delegado federal Sérgio Fontes, o bairro Jorge Teixeira foi escolhido para receber a operação integrada, por ter registrado alta incidência de crimes, principalmente, homicídios. Em 2014, o bairro concentrou 38,5% do total de assassinatos da zona Leste. “Essa operação representa um novo modelo de operação que iremos adotar como estratégia de segurança, utilizando todos os recursos de inteligência, estatística e geoprocessamento para identificar as áreas que mais estão ocorrendo os crimes e assim realizarmos as ações integradas com todos os órgãos”, disse.

Sérgio Fontes destacou que como legado da operação, a Polícia Militar aumentou o número de viaturas que atendem o bairro para reforçar as ações ostensivas. “Identificamos a necessidade de ter mais viaturas e restabelecemos os módulos de policia comunitária do Ronda no Bairro, para que a população possa ser melhor atendida”, disse.

O comandante da Polícia Militar, coronel Gilberto Gouvêa, destacou que as ações da PM na operação Espectro, aconteceram simultaneamente com as outras ações da instituição durante os eventos de carnaval. “Todas as ações estão sendo planejadas no sentindo de garantir a segurança da população, nos bairros e ainda nos eventos carnavalescos. No Jorge Teixeira, estamos intensificando o policiamento ostensivo”, disse.

O delegado-geral-adjunto, Raimundo Acioly, ressaltou a atuação da Polícia Civil  na operação, com o registro de oito flagrantes, sendo a maioria pela Lei Seca. “A Polícia Civil veio para somar com a operação integrada e garantir mais segurança para a população do bairro Jorge Teixeira”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *