A liberação das licenças para o início das obras do Anel Viário Leste, que vai ligar a Alameda Cosme Ferreira, na zona Leste, à Reserva Adolpho Ducke, na zona Norte da capital, foi anunciada nesta quinta-feira (6), pela secretária estadual da Infra Estrutura, engenheira Waldívia Alencar.
“As licenças foram liberadas e, agora, a Seinfra já tem autorização para começar as obras. Numa reunião com todos os envolvidos – os engenheiros da Seinfra, que são fiscais; os engenheiros da empresa que vai construir e a empresa projetista e gerenciadora, para que possamos dar início às obras na segunda-feira (9).
O novo anel viário tem quase 18 km e vai ligar a zona Leste à zona Norte de Manaus, com investimento superior a R$ 163 milhões. De acordo com a secretária, grande parte desses recursos serão empregados em desapropriações.
“Vão acontecer algumas desapropriações; uma pequena alteração no projeto, para atender às solicitações feitas Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), no sentido de preservar, o melhor possível, toda a área da Reseva Ducke.”
Segundo Waldívia, além de beneficiar motoristas e desafogar o trânsito, o novo anel viário também vai servir como itinerário para ciclistas, melhorando a mobilidade urbana da capital.
“Nesse projeto, estamos implementando a ciclovia, que é uma novidade por meio da qual a gente vai poder atender a população que faz isso desse tipo de veículo!”
A previsão é de que o novo trecho viário seja concluído em dois anos.