O candidato pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), Luís Navarro, e o candidato a vice dele, o pesquisador aposentado Doutor Castelo, foram os entrevistados desta quinta-feira (10), na primeira rodada da Tiradentes News com os candidatos ao governo do Amazonas. Na conversa com os âncoras Ronaldo Tiradentes e Marcos Santos, o candidato ao governo, que defende a filosofia da esquerda e prega os preceitos do Socialismo, admitiu ser empresário e proprietário de uma pequena empreiteira.
“O Navarro sempre trabalhou em construção civil. É mais ou menos uma empreiteira. Pego uma obrinha aqui, outra ali, e, às vezes, construo em terreno próprio. Vendo a casa, compro outra. É assim que o Navarro sobrevive!”
Criticando a polarização da campanha entre dois candidatos, Navarro responsabilizou a mídia. “Infelizmente, a polarização que a Mídia faz entre os dois candidatos – os candidatos que disputam de que maneira vão usar o erário para beneficiar as elites – isto prejudica os partidos de esquerda que tem verdadeiramente um programa socialista para beneficiar a população!”
Navarro explicou porque o PCB não apoia nenhum candidato ao governo e não tem candidato ao Senado. “Porque não havia pessoal suficientemente preparado para disputar esta vaga. A nossa proposta é de que, se algum membro do PCB chegar ao Senado, é pedir a extinção da Casa, porque nós achamos que o Senado é apenas para beneficiar velhos políticos endinheirados que não fazem nada em benefício da população!”.
O candidato aproveitou para reafirmar sua decepção com os outros partidos de esquerda, que nunca chegam a um acordo, em eleições. “Não houve consenso entre os partidos de esquerda – como sempre – não sei se as vaidades, não se o que é, que não permite que os partidos de esquerda coliguem. E, em não chegando a um acordo, resolvemos lançar ‘sangue puro’ à Presidência da República: Maurizzi presidente e Sofia Manzano vice-presidente, todos do PCB. E aqui no Amazonas, Luís Navarro e Doutor Castelo, também do partido.”
Navarro conta com o entendimento e a compreensão da população sobre o Socialismo, para eleger os candidatos do PCB em todos os níveis, de presidente a deputados. “Se a população perceber que o Socialismo é o caminho natural para seu próprio benefício, com certeza nós teremos votos para eleger tanto um federal como um estadual.”
A criação dos Conselhos Populares continua sendo a principal proposta, também nesta eleição, do candidato Luís Navarro. Na entrevista dele à Rede Tiradentes, ele acusou os governos federal e estadual e a prefeitura da capital de fomentar conselhos de não funcionam e o Partido dos Trabalhadores de querer desmoralizar o PCB com a criação de conselhos. “Os Conselhos Populares que estão sendo copiados pelo governo do PT – proposta nossa, criação nossa – não são para beneficiar a população não! são para desmoralizar nossa proposta, porque os Conselhos deles são diferentes dos que nós queremos constituir. Os nossos são com base na população. O deles é de pessoas nomeadas por eles. O Governo Federal, o Governo do Estado e a Prefeitura estão cheios de Conselhos que não funcionam! Os Conselhos Populares que nós queremos são os eleitos pela comunidade e não nomeados pelos governantes!”
O candidato a vice de Navarro, o pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazôna (INPA), Doutor Castelo, fez críticas sobre a atividade de pesquisa no Brasil e disse que o país ainda engatinha, nesse campo. “Nos estamos realmente engatinhando, em termos de pesquisa. Atualmente, já há algum apoio em tecnologia, ciência pura, mas ainda falta a formação básica. Para se fazer um pesquisador, não é fácil. Não é pegar qualquer pessoa e fazer dela um pesquisador. Ou se nasce numa família que tem um pesquisador ou faz sua formação acadêmica, do lado da pesquisa. Cada pesquisador é livre para escolher o ramo que vai seguir.”
Em relação ao INPA, onde o candidato atuou durante vinte anos, o candidato a vice-governador pelo PCB admitiu baixa eficiência, por falta de pessoal. “Na parte da pesquisa científica, sim, agora, na parte de pesquisa aplicada, deixa muito a desejar! Éramos 800 pesquisadores na minha época e tínhamos apenas três amazonenses que trabalhavam em pesquisa!”
A proposta de transporte alternativo aquaviário permanece, no programa de governo de Luís Navarro, que defende a estatização e a gratuidade do transporte de massa. “É recomendação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que as cidades utilizem suas vias marítimas ou fluviais para diminuir os congestionamentos do tráfego nas cidades. E não existe outra forma! A forma que existe para se diminuir o caos no tráfego é estatizar as e presas de transporte de massa e tornar absolutamente grátis o transporte das pessoas. O empresariado visa o lucro. O Estado vai passar a visar o bem-estar do cidadão! Então, vamos estatizar as empresas de transporte e tornar a tarifa grátis!”
O candidato do PCB afirmou que não pretende atacar nenhum adversário, inclusive Eduardo Braga e José Melo, durante a campanha, mas, na entrevista dele à Rede Tiradentes, não poupou críticas aos candidatos que também são empresários. “Não atacar ninguém! Por que vou atacar? Eu sei que o objetivo desses dois candidatos é administrar os recursos públicos em benefício da elite. O que acontece é que há candidatos que misturam recursos públicos com dinheiro dele. Acham que o recurso público pode ser utilizado como se fosse dele e, aqui no Brasil, o governo utilizou nossos impostos para salvar alguns empresários da falência!”
Despedindo-se, o candidato do PCB fez um apelo ao eleitor pelo reconhecimento da importância do Socialismo e do que chama de verdadeiros Conselhos Comunitários. “Espero que a população entenda que a nossa proposta de governo é a melhor proposta para beneficiá-lo diretamente com a constituição, de fato, dos Conselhos Populares eleitos pelas comunidades. Disto não nos afastamos um momento e este é nosso objetivo: implantar o Socialismo!”
O PCB vai contar com 1 minuto e 57 segundos de tempo no Rádio e na TV para majoritário e trinta e seis segundos para os candidatos proporcionais. Você pode acompanhar a entrevista completa do candidato do PCB ao governo nas reprises do “Manhã de Notícias” na programação da TV Tiradentes.