Novos protolos facilitarão acesso a consultas médicas, no Ambulatório Araújo Lima, dizem Susam e HUGV

destaque3
Novos protocolos, que pretendem facilitar o acesso dos pacientes a consultas médicas, em especialidades e subespecialidades ofertadas pelo Ambulatório Araújo Lima, estão sendo discutidos pela Secretaria Estadual da Saúde (Susam) e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV). De acordo com os órgãos, os novos protocolos já estão em fase de aprovação, e, em breve, como resultado de convênio realizado no ano passado entre as duas instituições, a maioria das consultas ofertadas pelo ambulatório, que funciona no HUGV, passará a ser direcionada pelo Sistema de Regulação (Sisreg), para distribuição na rede SUS.

O objetivo dos novos protocolos, segundo o secretário estadual da Saúde, Pedro Elias, é qualificar e garantir a eficiência do processo de regulação dessas consultas, a partir dos encaminhamentos bem conduzidos pelas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas.

A técnica da Secretaria-Adjunta de Atenção Especializada da Capital, Joselita Nobre, que está coordenando o trabalho de validação das novas rotinas, explica que é necessário que os encaminhamentos sejam feitos de forma bastante precisa quanto às especialidades e, principalmente, às subespecialidades. Com isso, diz ela, evita-se que o paciente perca tempo no seu processo de diagnóstico e tratamento.

Antes da contratualização com a Susam, no máximo 30% das consultas do Ambulatório Araújo Lima eram disponibilizadas na rede SUS. O restante das consultas era ofertado em agenda própria, local, da unidade. “A partir da adoção dos novos protocolos, a situação se inverterá e 75% dessas consultas do ambulatório passarão a ser ofertadas para a rede SUS”, ressalta Joselita.

A Susam e o HUGV organizaram um cronograma de oficinas, com a participação de médicos, enfermeiros e demais técnicos envolvidos no processo, em que estão sendo apresentados os formulários e orientações que devem passar a ser adotados sempre que houver indicação de encaminhamento para os serviços do Ambulatório Araújo Lima. Já foram realizadas oficinas voltadas para as especialidades de Ginecologia e Neurologia. Nesta sexta-feira (10), foi a vez de discutir os protocolos de Endocrinologia e Oftalmologia. A próxima oficina terá como tema a área de Reumatologia e Gastroenterologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *