Novos delegados do Interior fazem ‘reconhecimento’ da população, para se ‘aproximar’ das comunidades

Vinte e oito municípios do Amazonas já podem contar, pela primeira vez, com delegados de carreira, em reforço à estrutura da Polícia Civil do Amazonas no Interior. Os novos delegados fazem parte da turma de 89 servidores aprovados no último concurso realizado pelo Governo do Amazonas e que foram nomeados em abril.

Com a nomeação, o Governo do Amazonas passa a dispor desses servidores em todos os municípios do Estado. Entre as cidades que recebem delegados de carreira pela primeira vez estão Apuí, Barreirinha, Ipixuna, São Sebastião do Uatumã e Boa Vista do Ramos, esse último distante 271 quilômetros de Manaus e para onde foi, na última semana, o delegado Juan Carlos de Souza Valério.

De acordo Juan Carlos, o primeiro trabalho a ser feito na cidade é o de reconhecimento da população. “Espero que eu possa atender os anseios da comunidade. Quero me aproximar da população, das lideranças, procurar fazer parte da comunidade e entender seus problemas”.

O novo delegado, que anteriormente já atuava na Polícia Civil como investigador, pretende fixar raízes no município e já planeja a mudança da família. Casado há pouco mais de três anos, ele explicou que, durante os primeiros meses, vai se estabelecer na cidade e depois providenciar a ida da esposa, que permanecerá em Manaus nesse período.

Segundo o governador José Melo, a contratação de novos delegados, aprovados em concurso, faz parte da nova política de segurança pública do Estado, que intensificou os investimentos na área, tanto em pessoal quando em infraestrutura, e implantou o Ronda no Bairro. O orçamento do Governo Estadual para a segurança pública saltou de R$ 600 milhões em 2010 para mais de R$ 1 bilhão nos anos seguintes.

Com os investimentos, na Polícia Civil o número de servidores saltou de 1.437 para 2.235. Somente a categoria de delegados passou de 153 para 341. Antes do reforço, o trabalho de investigação no interior do Estado era conduzido por “chefes de delegacia”, policiais civis ou militares, muitos bacharéis em Direito, e com vasta experiência na área, que trabalhavam para suprir as necessidades dos municípios.

Reforço – Inicialmente, 48 municípios serão contemplados com 76 dos 89 novos servidores. Os demais serão lotados até o segundo semestre em delegacias do Interior. Até o a semana passada, 28 municípios já contavam com a presença de 48 novos profissionais.

Cinco municípios, em que serão instituídos plantões, contarão com um maior efetivo de autoridades policiais, como Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), onde foram lotados cinco delegados; Manacapuru (a 68 quilômetros) contará com o reforço de seis delegados; Itacoatiara (a 176 quilômetros) irá receber quatro delegados; Humaitá e Parintins (a 590 e 369 quilômetros, respectivamente), irão dispor de mais dois delegados, cada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *