Já inaugurada, a base do Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste (SSN-9) está funcionando na Estação Naval do Rio Negro, Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. O Serviço de Sinalização tem a finalidade de garantir a segurança da navegação na Região Amazônica, por meio da implementação de projetos de Sinalização Náutica.
O Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Carlos Augusto de Sousa, informou que a Sinalização Náutica possibilita que se estabeleça um canal de navegação seguro para o tráfego aquaviário, inclusive na época das cheias e vazantes, que modificam as vias navegáveis, estabelecendo ainda, os pontos críticos da navegação.
Para o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a iniciativa da Marinha do Brasil vem ao encontro da necessidade de se estruturar melhor a Região, que também necessita de outros investimentos.
O novo Serviço de Sinalização Náutico do Noroeste vai apoiar o Comando do 9º Distrito Naval no conhecimento do cenário amazônico. Atualmente, existem 22 mil quilômetros de vias fluviais navegáveis, nos rios amazônicos.
De acordo com a Marinha do Brasil, foram investidos R$ 5 milhões em recursos do projeto Calha Norte, nas instalações, equipamentos e recursos humanos especializados para operar o novo sistema.