Pessoas que não têm o vírus, mas que estão mais expostas à infecção pelo HIV – o vírus da AIDS -, como profissionais do sexo, homossexuais, pessoas trans e casais sorodiscordantes (quando apenas um dos parceiros é soropositivo), e estão interessadas em se prevenir, devem agendar consulta na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) para se candidatarem a receber o novo medicamento preventivo chamado Antirretroviral Truvada. A FMT-HVD é a unidade de Saúde referência no tratamento de IST/AIDS em Manaus.
O novo medicamento, enviado pelo Ministério da Saúde será distribuído a partir desta quarta-feira (17/1), pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), por meio da FMT-HVD, para a profilaxia pré-exposição (Prep). O tratamento consiste no consumo diário do medicamento preventivo.
O secretário da Saúde, Francisco Deodato, disse que o tratamento é muito importante como estratégia para a redução dos índices de infecção por HIV.
Os interessados em iniciar o tratamento devem agendar consulta na A FMT-HVD, localizada na Av enida Pedro Teixeira, bairro DF. Pedro, na zona Centro-Oeste de Manaus.