O general do Exército Guilherme Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira assumiu, nesta terça-feira (29), o posto de comandante militar da Amazônia. O general Guilherme Theóphio substitui o general de Exército Eduardo Dias Villas Boas.
Realizada na sede do CMA, na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste, a solenidade contou a com a presença do governador do Amazonas, José Melo, e outras autoridades, entre elas o prefeito de Manaus, Arthur Neto, e o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Ari Jorge Moutinho.
Ao desejar boas vindas ao sucessor, o governador ressaltou os serviços prestados pelo general Villas Boas, que ficou no comando do CMA durante dois anos e oito meses e saiu para assumir o Comando de Ações Terrestres do Exército (Coter), em Brasília-DF.
“Quero falar da enorme alegria de termos convivido com o general Villas Boas, um oficial de alta patente da maior estirpe. Ganha muito o Brasil, com um chefe de operações terrestres como ele, mas também ganhamos nós, da Amazônia, com o general Theóphilo que, assim como seu sucessor, é um profundo conhecedor da Amazônia”, disse José Melo.
O general Theóphilo é natural do Rio de Janeiro, mas, durante muitos anos, foi comandante da 12ª Região Militar, em Manaus. “Com toda a sua experiência, ele saberá dar continuidade a esse trabalho que o Exército Brasileiro tem realizado na Amazônia, que transcende a questão da constitucionalidade de preservação do patrimônio pátrio, ajudando os governos e as prefeituras nas cheias, nas grandes secas e em outras ocasiões em que as Forças Armadas se fazem necessárias”, declarou o governador.