Uma nova galeria, que deverá abrigar 160 bancas de camelôs e quatro lanchonetes, está sendo construída pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), como parte do processo de revitalização do Centro Histórico da capital.
O quarto camelódromo provisório, também localizado na Avenida Floriano Peixoto, Centro, está recebendo os últimos reparos e deve ser entregue ainda este mês.
No local, já foram concluídos os serviços de asfaltamento e cobertura, com sete tendas de 10x10m de medida. A instalação elétrica do local para utilização de tomadas, ventiladores industriais, bebedores e lâmpadas, foi iniciada nesta terça-feira (25).
Além da avenida Floriano Peixoto, o local vai ser acessível também pela avenida Joaquim Nabuco. Para isso, o muro dos fundos vai dar lugar a uma escada de 10x2m, que deve ser concluída nesta quarta-feira (26).
Após esses serviços de infraestrutura, vão ser feitos os acabamentos como a pintura interna, a recuperação da fachada do local e os últimos reparos nos banheiros. Os trabalhos devem ser concluídos até o final do mês de março.
O secretario municipal do Centro, Rafael Assayag, explicou que, no primeiro momento, vão ser transferidos para o espaço os trabalhadores que se cadastraram após a data prevista.
De acordo com ele, essas pessoas não haviam sido localizadas em tempo hábil e por isso, não foram incorporadas nos primeiros três camelódromos.
No segundo estágio, vão ser alocados os proprietários de lanches que, por questão de estrutura, não se adequaram nos espaços já existentes, assim como algumas bancas vão ser remanejadas para o novo endereço com o intuito de tornar mais confortável os três pontos que já estão em pleno funcionamento na avenida Epaminondas, na avenida Floriano Peixoto e na rua Miranda Leão.
Desde o dia primeiro de março, as equipes da Seminf realizam os trabalhos emergenciais nas duas galerias populares definitivas localizadas no Centro e a do Shopping T4, localizada na zona Leste, para onde vão ser realocados definitivamente os vendedores que trabalhavam nas avenidas Eduardo Ribeiro, Sete de Setembro e Praça da Matriz, no Centro.
A Galeria Espírito Santo, localizada na esquina das ruas 24 de Maio e Joaquim Sarmento, possui aproximadamente três mil metros quadrados e capacidade para 326 boxes. Já a Galeria dos Remédios, na avenida Miranda Leão, possui cinco mil metros quadrados de área para abrigar 361 ambulantes.
A terceira Galeria vai ser o Shopping T4, com área de 18 mil metros quadrados para abrigar 700 microempresários, localizado na avenida Camapuã, entre o Terminal de Integração do Jorge Teixeira e a Bola do Produtor.
O shopping vai oferecer 300 vagas de estacionamento. Além de box padronizado para cada trabalhador, os locais vão contar também com praça de alimentação, banheiros, energia elétrica e água potável, além de diversos serviços públicos e bancários.