O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço (CAE) da Câmara dos Deputados, deputado federal Bosco Saraiva (SD), disse nesta segunda-feira (18) em Manaus, que o Amazonas não pode permitir que o Governo Federal controle a Zona Franca de Manaus (ZFM) por meio de decretos.
Em entrevista à Rede Tiradentes, o parlamentar, que é presidente do partido Solidariedade no Amazonas, disse que a CAE da Câmara é estratégica para a ZFM e para o Amazonas, e que todos os projetos, inclusive os que podem afetar o principal modelo de desenvolvimento da Região, passam por essas comissões.
Bosco Saraiva citou outros dois parlamentares do Amazonas que ocupam presidências de comissões – o senador Omar Aziz (PSD), na presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado; o deputado Átila Lins (MDB), na presidência da Comissão de Desenvolvimento Regional e Defesa da Amazônia, e o deputado Silas Câmara (PSC), na presidência da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal. Para Bosco, essa condição coloca o Amazonas em posição privilegiada nas duas Casas legislativas. “Temos nossa bancada muito fortalecida, com postos estratégicos, neste início de legislatura.”
Apesar da posição privilegiada da bancada, Bosco Saraiva se manifestou consciente em relação ao poder limitado dos ocupantes dos postos de relevância nas duas casas legislativas. “Nós só não temos poder sobre os decretos, Isso nós não temos. Nem o senado nem a câmara. Os decretos que afetam a ZFM estão na pauta, para discussão como o ministro (da Economia) Paulo Guedes – que nós possamos ter de volta a possibilidade de não permitir que o Poder Executivo decida a vida do povo amazonense a partir de decretos, mas que tudo vá para o Congresso Nacional.”
O parlamentar citou como exemplo uma decisão do ministro da área econômica do governo Michel Temer, que fechou o Pólo de Concentrados no Amazonas, no final do passado. “Pra que não aconteça isso nas outras áreas fabris daqui da nossa Zona Franca, é que nós temos na pauta pra discutir com o ministro Paulo Guedes, isso que a gente chama de segurança jurídica para os investidores da Zona Franca de Manaus.”
Reforma da Previdência
Mesmo defendendo a principal pauta do governo Bolsonaro – a Reforma da Previdência – Bosco Saraiva alerta: embora necessária a reforma não a solução. Precisa, sobretudo, respeitar o contribuinte, o trabalhador, e deve ser justa. “Ela precisa ser justa, tanto com o trabalhador do Serviço Público quanto com o trabalhador da iniciativa privada, que é quem paga imposto.”
O deputado lembra, porém, que a decisão final deve ser do povo. “A reforma da previdência boa é aquilo que o povo brasileiro vai decidir! E o povo brasileiro está representado no Congresso Nacional.”, lembra.
Ex- secretário da Segurança do Amazonas, Bosco Saraiva mostra que está ideologicamente alinhado ao pensamento do presidente da República e concorda com outra pauta polêmica do governo Bolsonaro: a liberação da venda de armas para o cidadão. Apesar de episódios como o de Suzano-São Paulo, ocorrido na semana passada, quando 10 pessoas foram mortas por dois jovens, em uma verdadeira ação terrorista numa escola pública, o parlamentar afirma que o desarmamento também é uma pauta da esquerda, pregada para “desarmar o povo”, que acaba ficando indefeso em situações de insegurança.
“O bandido sai de casa para assaltar o pequeno comércio – a loteria, a taberninha, o supermercado – porque ele tem certeza que lá não tem arma. Só ele tem a arma, Ele tem certeza que a dona, o dono do comércio não têm arma porque é proibido. E esta regra de desarmar a população é uma regra comunista. Não é uma regra de um país liberal, capitalista. Eu acho que cada cidadão brasileiro tem direito de se defender! Para portar uma arma, o cidadão precisará passar por todos os testes necessários, portanto eu sou a favor, sim, de que o cidadão possa ter uma arma p’ra defender seu patrimônio a sua família!”
Eleição para a Prefeitura
Bosco Saraiva confirma que o partido dele também vai ter candidato na eleição para a Prefeitura de Manaus. “É uma decisão nacional e o Solidariedade disputará a Prefeitura de Manaus!”
Finalizando, disse que, como cidadão e parlamentar do Amazonas, estará atento aos interesses do Estado. “No Congresso Nacional, o senador Omar, eu estou atendo na Câmara; os demais deputados todos – essa valorosa bancada que o povo do Amazonas elegeu -, nós estamos atentos p’ra defender o povo do Amazonas, especialmente a Zona Franca de Manaus, lá no Congresso Nacional.”