Nadadores do AM ficaram de fora da 1ª edição da Ultramaratona de Águas Abertas, realizada neste domingo (03)

Competição internacional de Natação em 02-05-2015 fotos wredman drt 094 (56)
Atletas amazonenses ficaram de fora da primeira edição da Ultramaratona de Águas Abertas, realizada neste final de semana, em Manaus.

Maior competição aquática do País, a Rio Negro Challenge Amazonas 30K, reuniu atletas de ponta, com a participação de 19 atletas nacionais e internacionais.

A competição fez parte do Festival das Águas, que teve o patrocínio do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e Secretaria da Cultura.

De acordo a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, a prova serviu de teste para que o Estado possa receber umas das etapas do mundial de ultramaratona organizada pela Federação Internacional de Natação (Fina). “O objetivo do Governo é esse. Transformar Manaus e o Estado como referências do esporte, incentivando o turismo esportivo”, disse.

O secretário executivo da Sejel, Ricardo Marrocos, afirmou que o Estado e a Associação Aquática Amazonas fizeram todos os esforços para credenciar Manaus para futuras competições. “Agora vamos aguardar o pronunciamento da Fina e da Confederação, mas podemos comemorar que realizamos uma grande competição”.

O nadador olímpico Luiz Lima parabenizou o Governo do Estado pelo incentivo à competição. “Se o Brasil tivesse mais pessoas preocupadas com o esporte, iguais encontrei aqui no Amazonas, com toda certeza teríamos mais competições deste nível pelo País. Saio daqui com o sentimento que em 2016 teremos uma etapa do mundial e do brasileiro, pois a estrutura montada para a competição foi de padrão internacional”, destacou.
Competição internacional de Natação em 02-05-2015 fotos wredman drt 094 (620)
Competição – O gaúcho Matheus Evangelista, 22, e a mineira Gabriela Ferreira, 21, ambos atletas do Grêmio Náutico União de Porto Alegre (RS), entraram para a história como os primeiros vencedores da ultramaratona aquática “Rio Negro Challenge Amazônia 30K”, realizada neste sábado, 2 de maio, na capital do Amazonas.
Competição internacional de Natação em 02-05-2015 fotos wredman drt 094 (38)

A prova de 30 quilômetros partiu da praia do Açutuba, no município e Iranduba, e chegou à Ponta Negra, em Manaus, reunindo 19 atletas de quatro países – Brasil, Argentina, Espanha e Estados Unidos.

Matheus impôs seu ritmo e não deu chances para os adversários estrangeiros na disputa masculina. O gaúcho venceu a prova com o tempo de 5 horas, 22 minutos e 4 segundos. O segundo colocado foi o argentino Dámian Blaum, com o tempo de 5h27min. O terceiro foi o paulista Marcos Campos, que completou os 30 quilômetros com a marca de 5h29min27seg.

“Nadar os 30 quilômetros já é uma grande vitória e eu tiver a felicidade de estar num bom dia e impor um ritmo forte desde o começo. Essa vitória não é só minha, com certeza tem muita gente que me ajudou a chegar até aqui e estou muito contente”, disse o campeão, elogiando seu guia na prova e seu treinador no Grêmio Náutico União.

Feminino – No feminino, Gabriela tinha o único objetivo de completar o percurso, pois essa era sua primeira participação numa ultramaratona aquática. No entanto, a mineira “comeu pelas beiradas” e surpreendeu ao cravar o tempo de 5 horas, 32 minutos e 10 segundos e faturar o desafio. A espanhola Esther Nuñes, que era a favorita, acabou em segundo lugar com a marca de 5h41seg50cent. O terceiro lugar ficou com a gaúcha Betina Lorscheitter, com o tempo de 5h42min44seg.

“Minha meta era só completar, pois nunca tinha feito uma prova tão longa, mas me superei. A distância foi bastante complicada, a temperatura da água também estava bem alta e dificultou, mas aguentei”, analisou.

Resultado oficial:

Masculino

1º – Matheus Evangelista (Grêmio Náutico União-RS) – 5h22min04seg

2º – Dámian Blaum (Argentina) – 5h27min

3º – Marcos Campos (São Paulo) – 5h29min27seg

Feminino

1º – Gabriela Ferreira (Grêmio Náutico União-RS) – 5h32min10seg

2º – Esther Nuñez (Espanha) – 5h41min50seg

3º – Betina Lorscheitter (RS) – 5h42min44seg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *