Mensagem governamental: Melo define metas de governo e sugere água do Amazonas como produto de exportação

images

A cerimônia de leitura da mensagem governamental, que marca o início do calendário legislativo estadual, contou com a participação de várias autoridades, entre elas os deputados eleitos e reeleitos que foram à Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), acompanhar a leitura do governador José Melo.

Na mensagem, o governador destacou os investimentos feitos na atual gestão e reafirmou a intenção de executar, nos próximos quatro anos, o que prometeu durante a campanha, para as áreas de educação, saúde, segurança pública, produção rural, cultural e esporte.

Entre as novidades, está a convocação de 5.532 aprovados no último concurso da Superintendência Estadual da Saúde (SUSAM).

No setor de saúde, Melo disse que a meta é construir 14 novos hospitais no Interior, concluir o Hospital da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM), garantir a ampliação da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCECOM) e resgatar a Santa Casa de Misericórdia, transformando-a em um Centro de Referência de Combate ao Câncer. Ainda na área da saúde, o governador anunciou ampliação de mais de 900 novos leitos na capital, além da implantação do Programa “Pronto Especialista”, que vai garantir a permanência de médicos, durante quinze dias em cidades em polos do Interior.

Na educação, Melo anunciou o Programa “Saber Fazer”, que pretende criar 12 mil vagas para a qualificação profissional de estudantes. Outra ação será ampliação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com aumento de 20% de mestrado e doutorado e 25% das bolsas de iniciação científica. O governador também garantiu o aumento gradativo do repasse para a educação, que deve subir de 25 para até 30% em 2018.

Sobre segurança pública, o governador foi enfático ao afirmar que intensificarás o combate ao tráfico de drogas, no Estado.

Melo destacou, ainda, a realização de concurso público para a contratação de mais 5 mil policiais militares, com o objetivo de fortalecer o Programa Ronda no Bairro, além da implantação do Programa “Todos pela Vida”, que vai focar na prevenção ao crime.

Ele também reafirmou a intenção de construir 47 mil moradias, nos próximos anos e defendeu a piscicultura como alternativa econômica para o Estado, e até a exportação de água doce como commodity para o desenvolvimento da região amazônica.

Na área cultural o governador disse que, a partir de agora, os eventos culturais serão bienais como forma de contenção de gastos da máquina pública; no esporte, José Melo ressaltou a criação do fundo de incentivo ao esporte e a reforma e a ampliação da Vila Olímpica.

Durante entrevista, o governador voltou a falar sobre a reforma administrativa e que, com a reforma, ele pretende gerar economia de R$ 700 milhões ao Estado anualmente. O  projeto, disse ele, deve ser enviado à ALE-AM, para ser debatido entre os parlamentares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *