Como parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, a Fundação Alfredo da Matta (Fuam) está realizando uma programação especial nesta semana, que inclui a intensificação da oferta de exames para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Os testes estão sendo disponibilizados em dois horários, dobrando a capacidade diária de atendimento na instituição.
Neste sábado (30), a Fuam está com horário especial de funcionamento, até as 15h, para realização de aconselhamento e exames de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. “Os testes de HIV e Sífilis são realizados através do método conhecido como Testes Rápidos, assim a entrega dos resultados é possível no mesmo dia. Já os testes para hepatites serão entregues no prazo de 7 dias”, explica Glaudomira Rodrigues, gerente do setor.
No domingo (1º/12), equipe de servidores da Fuam participa do passeio ciclístico que será promovido pela Fundação de Medicina Tropical (FMT-HVD), com saída às 8h, do bairro Dom Pedro.
CTA – A Fundação Alfredo da Matta é um dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) da rede estadual de Saúde. Este serviço de saúde realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), ofertando testes de acordo com normas definidas pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) .
Ao procurar um CTA, o usuário tem direito, além dos testes, a uma sessão de aconselhamento – ação de prevenção que oferece orientações, informação e apoio ao cidadão, levando-o a refletir sobre seu comportamento e estilo de vida, para que avalie os riscos a que se expõe e de que modo pode se prevenir das DST. Todo o serviço é realizado de forma sigilosa.
Atendimento – Em 2012 foram realizados, na FUAM, 6.722 exames para HIV. Deste total, 149 (2,2%) tiveram resultado positivo. A média de idade destes casos positivos foi de 33,4 anos para mulheres e 28,1 anos para homens. O grupo com maior freqüência foi entre 20 e 24 anos (25,5% dos casos), seguido do grupo de 25 a 29 anos (24,8%) e 30 a 34 anos (22,2%).