Mutirões possibilitaram emissão de quase 800 cadastros ambientais rurais, em Itacoatiara-AM

assentamentos em rondonia

Termina nesta sexta-feira (20) , o Mutirão Integrado de Regularização Ambiental e Fundiária no município de Itacoatiara, a 175 Km de Manaus. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) e Secretaria Estadual de Política Fundiária (SPF), o mutirão tem como objetivo facilitar o acesso ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é obrigatório para todos os proprietários, posseiros e usuários de imóveis rurais no Amazonas e em todo o Brasil, conforme determinado pelo Código Florestal. O CAR é gratuito.

Os técnicos de todos os órgãos estão prestando atendimento na Escola Municipal Maria Peixoto de Paiva, localizada à Rua Henoch Reis, no 1414 – Novo Remanso, Canaã, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O mutirão é integrado porque ocorre também com a participação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Terra Legal e Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) do município, mais a Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonense (FAEA).

Mutirões integrados já foram realizados no Ramal da Cooperativa e do Pau Rosa em Manaus, no mês de janeiro; Presidente Figueiredo, em fevereiro, e Iranduba, em março, que terá a agenda do mês completada pelo mutirão em Itacoatiara. Os mutirões já realizados possibilitaram a emissão de quase 800 cadastros ambientais rurais. “Estamos satisfeitos com os resultados desta metodologia dos mutirões integrados”, avaliou o presidente do IPAAM, Antonio Ademir Stroski.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *