MP fiscalizará eleição para Conselhos Tutelares, em Manaus

185140997

O Ministério Público do Amazonas (MPE) participará do processo de fiscalização da eleição para o Conselho Tutelar. A eleição, que ocorre pela primeira de forma unificada, ocorre no próximo domingo ( 04), em todo o país.

Em coletiva a imprensa, na manhã desta segunda-feira (28), as Promotoras de Justiça da Promotoria da Infância e Juventude Cível destacaram a importância das eleições para Conselheiros Tutelares, que ocorrem em todo o Brasil, no dia 4 de outubro, no período de 8h da manhã às 5h da tarde.

Desde que seja maior de 16 anos, qualquer cidadão pode votar. Basta que, no dia da votação, compareça aos locais de votação com seu título de eleitor e um documento com foto. O voto é secreto e facultativo.

De acordo com a Promotora Nilda Silva de Sousa, a população precisa escolher bem o candidato, para que, depois. ele não venha usar o cargo como um trampolim político. Nilda destaca a importância do cargo e do eleitor escolher pessoas realmente idôneas para ocupá-lo.

Para esta eleição, serão usadas urnas de pano, emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), já que, as urnas eletrônicas estão sendo utilizadas no  processo de cadastramento biométrico do TRE. A Promotora Vânia Marinho pede que a população fique atenta aos locais de votação.

“O ideal é que todo mundo procure saber seu local de votação com antecedência, para evitar problemas de última hora!”, avisa.

Em Manaus, serão eleitos, no total, 45 conselheiros tutelares e seus respectivos suplentes. Cindo deles serão distribuídos para cada zona da cidade. A eleição conta com 166 candidatos concorrendo à função de Conselheiro Tutelar, que tem mandato de quatro anos, com uma reeleição consecutiva.

Denuncias sobre irregularidades no dia do pleito podem ser encaminhadas para o Disk Denúncia do Ministério Público no número 0800 092 6500.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *