A restrição de tráfego na faixa azul da avenida Mário Ipiranga Monteiro antiga Recife, zona Centro-Sul de Manaus, começa a valer a partir desta segunda-feira (6).
Apesar da justificativa do poder público de que a mudança vai trazer benefícios, a população tem opiniões bem divergentes.
Veja o que muda na reportagem de Fábio Melo.
A avenida Mário Ypiranga Monteiro, na zona Centro Sul de Manaus, é a segunda via contemplada com a restrição de tráfego implantada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).
A primeira foi a Constantino avenida Nery, principal corredor de acesso entre os bairros e o Centro de Manaus. A faixa azul pintada na avenida Mario Ypiranga Monteiro, promete melhorar o acesso de quem utiliza o transporte coletivo, ambulâncias, e também para os carros do Corpo de Bombeiros e da Polícia.
A via é sentido único para o centro da cidade e o corredor viário começa Após o viaduto Miguel Arraes e vai até a rua Teresina, no bairro Adrianópolis.
No total, são 37 linhas de ônibus trafegando pelo local, diariamente, transportando cerca de 140 mil passageiros.
Para a população que trafega pelo local a mudança tem pontos positivos e negativos.
Carla Carvalho é enfermeira e trabalha no hospital 28 de agosto por onde passa a linha azul. Para ela a restrição deve contribuir para a melhoria do atendimento de pacientes transportados por ambulâncias até a unidade.
Para o motoboy Isaac Maciel, a restrição tem pontos positivos, mas prejudica a maioria dos motoristas.
A parir da segunda feira, o motorista que for flagrado trafegando pela faixa de uso exclusivo será penalizado com multa no valor de R$ 53,00 e perderá 3 pontos na carteira.