Morreu em São Paulo, neste domingo, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o desembargador Aristósteles Lima Thury. A informação foi confirmada pela assessoria de Comunicação do TRE-AM.
Acometido do novo coronavírus, o desembargador se tratava nono hospital Oswaldo Cruz, na capital paulista, após a confirmação da doença, mas não resistiu às complicações decorrentes da doença.
O desembargador teve o quadro ainda em Manaus no começo de janeiro, quando foi transferido.
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em 1976, Aristóteles Lima Thury também se graduou e pós-graduou em Direito Penal e Direito Processual Penal pela UFAM em 2000).
Ele tomou posse como juiz de Direito em 1980, atuando em comarcas do Interior do Estado. Em 1991 foi promovido a juiz da capital.
Em 2002 foi admitido como membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral como Juiz de Direito da classe dos magistrados, onde permaneceu por quatro anos. também foi membro do órgão colegiado do Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas – PROVITA/AM. Em 2005, assumiu como 1º Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/AM.
Em 2008, foi eleito, pelo critério de merecimento, desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Em 2009, assumiu a presidência da Associação dos Magistrados do Amazonas (AMAZON) e foi reeleito para o cargo em 2011.
Em 2010 foi designado membro da Corte do TRE-AM como Substituto da classe dos Magistrados (Desembargador), onde permaneceu por um período de quatro anos.
Também foi presidente da comissão que coordenou o concurso público do TJAM, em 2012.
Em 2014, assumiu a vice-presidência do TJAM e assumiu a Corregedoria-Geral de Justiça, entre julho de 2016 e julho de 2018.
Em 2020, foi eleito presidente do TRE-AM, mandado que se encerraria em 2022.
Órgãos e dirigentes lamentaram o falecimento do desembargador Aristóteles Thury
Nota de Pesar – Ministério Público
O Ministério Público do Estado do Amazonas, por meio do Procurador-Geral de Justiça, Doutor Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, lamenta com profundo pesar o falecimento do Desembargador Aristóteles Lima Thury, filho do falecido Promotor de Justiça Altair Ferreira Thury e da falecida pensionista Carmélia Lima Thury, no Hospital Oswaldo Cruz, na cidade de São Paulo, vítima de complicações decorrentes da Covid-19.
O Desembargador Aristóteles Lima Thury estava à frente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, onde assumiu o cargo de Presidente em 07 de maio de 2020, para o biênio 2020/2022. A Procuradoria-Geral de Justiça solidariza-se com a família nesse momento de dor, que enluta o judiciário amazonense.
Manaus, 14 de fevereiro de 2021.
ALBERTO RODRIGUES DO NASCIMENTO JÚNIOR
Procurador-Geral de Justiça
Assembléia Legislativa do Amazonas
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), lamentou o falecimento do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Aristóteles Lima Thury, ocorrido neste domingo (14), em São Paulo, vítima de Covid -19.
De acordo com a parlamentar, o Amazonas perde um magistrado exemplar, que teve a carreira marcada pela retidão.
“O doutor Thury foi alguém extremamente respeitado e deixa um legado para a magistratura do estado do Amazonas. Homens como ele fazem falta ao mundo. É uma grande perda, mais uma para esse vírus maldito”, afirmou.
Aristóteles Thury foi magistrado de carreira, com mais de 40 anos de atuação na justiça comum e eleitoral, dos quais 11 anos dedicados às comarcas do interior do Amazonas. Em 2010, ele ocupou a vaga de membro substituto destinada aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e, no biênio 2018/2020, foi vice-presidente e corregedor do TRE-AM. Ao longo de sua carreira de magistrado, também lecionou as disciplinas de Direito Penal e Processual Penal em diversas faculdades do Amazonas.
Gabinete do Deputado Roberto Cidade (PV)
Texto: Assessoria do Deputado
Moara Cabral (92) 99242-8724
Thiago Botelho (92) 98189-4400
Foto: Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM)