A Rua Manoel Borbagato, no bairro Dom Pedro Segundo, é um das principais do conjunto residencial de classe média, na zona Oeste de Manaus, e está com os dois lados da pista principal comprometidos por inúmeros buracos. A buraqueira na via, que liga bairros ao Centro da capital e escoa boa parte do tráfego da área, dificulta a passagem dos veículos menores e até mesmo dos de maior porte, como os ônibus, cujos motoristas são obrigados e a fazer malabarismos para transitar no local. O técnico em edificações Marcos Muniz que precisa passar todos os dias pela rua para ir para o trabalho, afirma que o problema já dura meses, sem que as autoridades tomem qualquer providência.
Segundo ele, como em outros bairros e residenciais da cidade, a prefeitura tem ciência do problema e, apesar dos apelos de moradores e motoristas, mesmo assim, não resolve.
A rua corta praticamente todo o conjunto, chegando até à sede da Polícia Federal e, em outro trecho mais acima, os buracos são na curva, dificultando ainda mais a passagens dos veículos, que precisam criar alternativas, como conta o taxista Antonio Matos.
Prejuízo dobrado para quem trabalha na área como o também taxista Edmilson Martins, que teve que aumentar o número de visitas à oficina.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminf) informou que o conjunto Dom Pedro “já está mapeado” pela Secretaria para receber atendimento de tapa-buraco na primeira quinzena de abril. Até lá, moradores se preparam para enfrentar uma ansiosa espera pelo serviço.