Inaugurado no último mês de maio, o novo hospital do município de Pauni (distante 935 quilômetros da capital) recebe, neste final de semana, a primeira jornada de cirurgias do Amazonas Saúde Itinerante, programa executado pelo Governo do Estado para ampliar o acesso das populações do Interior, aos serviços de saúde. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, nesta primeira ação do programa na nova estrutura do hospital, devem ser realizadas 60 cirurgias de catarata. “A jornada começa neste sábado e se estenderá até segunda-feira”, frisou Alecrim.
Para construir e equipar o novo hospital de Pauini, o Governo do Amazonas investiu recursos da ordem R$ 4,2 milhões. Foi a sexta unidade hospitalar inaugurada somente neste ano pelo Governo no interior do Estado – os outros municípios beneficiados, no interior, foram Silves, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Humaitá e Japurá. “Temos muito trabalho pela frente e continuaremos investindo para reforçar e modernizar a infraestrutura de atendimento e dotar o interior de novos serviços, antes disponíveis apenas na capital”, afirmou o governador José Melo.
O diretor do Hospital de Pauini, Antonio Lairton da Costa, disse que a unidade deve integrar a programação do Amazonas Saúde Itinerante também no mês de julho, com a realização de uma jornada de cirurgias gerais.
Nesta sexta-feira (20), o município de Maués (distante 267 quilômetros de Manaus) também recebeu as ações do Amazonas Saúde Itinerante. No hospital da cidade, ocorre até domingo (22) uma jornada de cirurgias gerais e ginecológicas e também serão ofertadas consultas de pediatria e neurologia. “A previsão é que sejam realizadas 50 cirurgias e aproximadamente 260 consultas nestas duas especialidades”, informou Alecrim.
Na próxima semana, fechando a programação de junho do Amazonas Saúde Itinerante, será a vez do município de Humaitá receber novamente as ações do programa, com uma jornada de cirurgias de catarata.