Os moradores do Núcleo 16 do bairro Cidade Nova IV, na zona Norte de Manaus, esperam há dois meses uma solução para o problema do mau cheiro da água que abastece a rua 209 e adjacências.
De acordo com a aposentada Elza Naranjo, quase todo fim de tarde a história se repete. Primeiro a quantidade nas torneiras diminui. Em seguida, a água começa a exalar um insuportável cheiro de esgoto.
A aposentada mora na Cidade Nova há 20 anos e já sofreu muito por causa da falta de água, mas, de acordo com ela, com o líquido fedendo a esgoto, é a primeira vez.
Os moradores recolheram amostras da água. Em uma delas, além do mau cheiro, o líquido também apresenta uma cor diferente, contestando aquela inesquecível definição de água que a gente aprende em química, no ensino fundamental: “Água é um líquido insípido, inodoro (sem cheiro) e incolor”. Ás vezes, segundo os moradores, o líquido sai da torneira com pedaços de lodo.
O aposentado, Orlando da Silva disse que o problema já foi denunciado várias vezes, à concessionária, mas, até o momento, a Manaus Ambiental não apresentou nenhuma solução.
A empresa informou que vai proceder uma “vistoria técnica” no bairro, para saber o que está ocasionando o mau cheiro na água que abastece a Cidade Nova.