No momento em que país discute redução da maioridade penal, AM tem 116 jovens cumprindo medidas socioeducativas

images

No momento em que o Congresso Nacional discute a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o Amazonas mantém, atualmente, 116 jovens internos cumprindo medidas socioeducativas. São adolescentes de 12 a 17 anos que roubaram, mataram ou praticaram tráfico de drogas na cidade e que, se o país vivesse uma outra realidade penal, poderiam estar encarcerados no sistema prisional do Estado.

O adolescente de iniciais MMR, de 16 anos, está cumprindo pena por tráfico de drogas, em uma das unidades socioeducativas do Estado. Após cumprir sete meses ele acredita que, pelo seu comportamento, não chegue aos três anos, como determinou a justiça. O jovem conta que, depois de cumprir e medida e se recuperar na unidade, pretende continuar os estudos e trabalhar para sustentar o filho, que completa um ano, em junho.

Esquecer as antigas amizades e lutar por um futuro melhor é o que pretende a adolescente das iniciais KCS, de 15 anos. Há seis meses, ela cumpre medida por ter praticado roubo, em julho do ano passado, no Conjunto Ouro Verde. Agora, ela esta no regime semi aberto.

Dos 116 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação, apenas cinco são meninas. A maioria dos jovens está cumprindo pena por roubo, furto e tráfico de drogas.

Segundo o gerente de Medidas de Atendimento Socioeducativas do Estado, Ricardo Melo, os jovens internos são inseridos em várias atividades educacionais e de capacitação, com o acompanhamento dos familiares, para que eles não voltem ao mundo do crime.

Dentre as ações oferecidas a esses adolescentes, está a emissão de documentos básicos, como primeira via da carteira de identidade (RG) e a carteira de trabalho (CTPS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *