A gestão pública compartilhada e integração das ações de governo, para melhorar a prestação de serviços serão as principais metas do novo secretário extraordinário de Relações Institucionais do Governo do Amazonas, Francisco Cruz. Nesta segunda-feira (6), em entrevista à Tiradentes News, o secretário, conhecido entre os amigos como ‘Chicão’, disse, entre outras coisas, que a secretaria dele pretende estimular a cidadania.
De acordo com o secretário, a tarefa dele é buscar a eficiência. “Nossa tarefe é de integração das secretarias, inicialmente. O governador nos recomendou que fizéssemos essa interface das secretarias, de modo que a gente dar unidade às ações de governo e torná-las únicas, de modo que gente buscasse a eficiência. O passo seguinte é da integração com as prefeitura do Interior, de modo que não haja sobreposição de tarefes, e, ao mesmo tempo, também não haja vácuo do poder público.”
Francisco Cruz procurou exemplificar: “Uma pessoa que está doente no Interior, essa doença é estadual ou municipal?”, indaga. “Não existe a figura da doença estadual ou municipal. O que existe é que essa pessoa precisa de assistência e, nesse sentido, o governo Melo pretende fazer essa integração, para que a gente possa atender bem especialmente aquelas pessoas mais simples, que são destinatárias das ações de governo.”
Segundo ‘Chicão’, apesar de não ter sede, a nova secretaria já está sendo estruturada. “Começamos hoje, com a elaboração do Regimento Interno. Pretendo criar uma estrutura mínima – a secretaria vai funcionar na sede do próprio governo, nas proximidades do gabinete do governador – de modo que a gente possa compartilhar e emprestar um assessoramento ao governador, para que a gente possa integrar nossas ações com, o poder público.”
Conforme Francisco Cruz, todas as ações serão discutidas “Por exemplo, a presença do Juiz, do Promotor, do Defensor, no Interior. Pretendemos discutir com o Judiciário em que o governo pode colaborar, nesse sentido; discutir com o Ministério Público (MP, em que a instituição pode colaborar para que haja a efetiva cidadania dessa gente!”
Para o secretário, o governo Melo será responsável pela “maior obra do Estado. Uma obra aparentemente invisível, mas que não sofre a fadiga nem a ação do tempo, que é exatamente uma obra de cidadania. É chegar com os nossos serviços públicos a essa gente, com educação, saneamento, acesso à saúde, enfim, com as oportunidades de vida digna das nossas pessoas simples.”
Francisco Cruz confirmou, ainda, que a pasta dele será responsável, ainda, pela articulação política, no âmbito do Estado. “Vamos fazer, no sentido que a gente possa, cada um na sua tarefa específica, melhorar a qualidade dos nossos serviços.”
O procurador Francisco cruz é ex Procurador Geral de Justiça do Estado e ex-chefe do Ministério Público Estadual.