No próximo dia 26 de novembro, o Amazonas vai conhecer a mais bela mulher do Estado, que será escolhida entre 20 candidatas, no ano em que o concurso Miss Amazonas comemora 59 anos de atividades. A coroa e a faixa serão repassadas em cerimônia que acontece no Diamond Convention Center, no bairro Ponta Negra.
Com pré-requisitos internacionais, o concurso exige que as candidatas sejam solteiras, sem ter gerado filhos e com idade entre 18 e 24 anos. No Amazonas, existem parâmetros mais rígidos como possuir nível superior ou ser universitária e conhecimento de um ou mais idiomas estrangeiros.
Segundo um dos organizadores do evento no Amazonas, Lucius Gonçalves, as exigências ajudam a manter o alto padrão do concurso. “Trata-se de uma representatividade da cultura de um povo através da beleza de uma mulher. São mulheres com opinião formada e formadoras de opinião. Queremos incentivar essa independência, a vontade de crescer, de estudar, de ser uma personalidade do Estado”.
As candidatas são de Manaus, Coari, Itapiranga, Manacapuru, Parintins e Itacoatiara.
O coordenador ressaltou também que não há candidata predileta por biótipo. “A beleza é universal. Como todos os estados brasileiros, o Amazonas é mestiço e agrega muitas influências. Temos tipos indígenas, negras e loiras de olho verde, mas todas lindas. Aliás, a miss deve ser considerada linda em qualquer lugar do mundo”.