O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, disse hoje (6) que uma comitiva de ministros vai a Roraima avaliar a situação dos imigrantes venezuelanos que têm cruzado a fronteira e se estabelecido no Brasil devido à crise político-econômica no país vizinho. Além de Terra, viajam na quinta-feira (8) os ministros Torquato Jardim (Justiça), Raul Jungmann (Defesa) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional).
“Estamos trabalhando em um força-tarefa do governo na discussão de alternativas. A crise na Venezuela é gravíssima”, disse Osmar Terra, relatando que até os indígenas venezuelanos estão vindo para o Brasil.
Segundo o ministro, está sendo discutida a construção de um local para que esses imigrantes possam ficar e receber atendimento do governo brasileiro. “Estamos em uma situação crítica, temos que agir, e uma das ações poderá ser estabelecer áreas restritas para essas pessoas ficarem”, disse. “Boa Vista [capital de Roraima] é uma cidade modelo e, de repente, isso pode desaparecer em função da sobrecarga de pessoas”, explicou Terra.
O governo federal vai realizar um censo dos imigrantes venezuelanos que entram no Brasil, “para ter ideia da dimensão do problema”, disse o ministro. Ele informou que existe uma estimativa de que mais de 10% da população de Boa Vista já é de refugiados.
Mas, há cerca de dois anos, os indígenas venezuelanos da trio Warao também chegaram a Manaus, no Amazonas, Macapá (AP) e Belém (PA). Em Manaus, muitas famílias ocuparam áreas públicas próximas à rodoviária municipal e viadutos da zona Centro-Oste da cidade. Algum tempo depois, tiveram a atenção das autoridades, por intermédio da Prefeitura da capital e do Governo do Estado e estão sendo atendidos por meio dos órgãos das administrações municipal e estadual.
Nesta terça-feira, o ministro Osmar Terra participou do programa Por Dentro do Governo, da TV NBR, e falou sobre o assunto.