O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou que a tecnologia vai ajudar o crescimento econômico do país, gerando ganhos de produtividade. A afirmação foi feita durante o Seminário Internacional Brasil 100% Digital, em Brasília. Na ocasião, o ministro afirmou ainda que o uso de tecnologia da informação e de comunicação é vital para a promoção da cidadania.
“O maior uso de de tecnologia de informação e comunicação tem o potencial de gerar grandes ganhos de produtividade no Brasil é um dos fatores que vai ajudar a recuperação e a sustentação do crescimento nos próximos anos. Mas isso não é só um fator econômico, é, sobretudo também um fator de cidadania. A utilização de tecnologia digital de informação e comunicação, no século XXI é vital para exercer a cidadania, é vital para a maior transparência das ações do Estado, para explicação dos objetivos e a prestação de contas à sociedade”.
Enfatizando a participação popular, o ministro citou o processo participativo para a elaboração do Plano Plurianual 2016-2019, pelo site ParticipaBR. Por esta plataforma, os participantes podem opinar sobre as diretrizes a serem adotadas e sobre as propostas que serão encaminhadas pelo governo ao Congresso Nacional neste ano.
Também estiveram na abertura do seminário o presidente do TCU, Aroldo Cedraz, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, e o ministro-chefe da Casa Civil, Aloisio Mercadante. O evento, que acontece até sexta-feira, promove a troca de experiências relacionadas à construção de serviços digitais e ao uso de dados abertos como instrumento de transparência e controle social, com foco na avaliação e melhoria de serviços e políticas públicas.Acompanhe o Seminário Internacional Brasil 100% Digital em www.brasildigital.gov.br