Ministério Público Federal denuncia Tenharins por mortes, em reserva indígena, em Humaitá-AM

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) denunciou seis pessoas pelo assassinato de Luciano Ferreira Freire, 30, Aldeney Ribeiro Salvador, 40 e  Stef Pinheiro de Sousa, 43, em dezembro de 2013, no Interior da terra indígena Tenharim-Marmelos, localizada no município de Humaitá (a 590 quilômetros de distância de Manaus), no Sul do Amazonas.

Segundo ação penal entregue nesta quarta-feira (30) à Justiça Federal, os seis denunciados vão responder por triplo homicídio duplamente qualificado, e quatro deles também serão julgados por ocultação de cadáver. Todos são indígenas da etnia Tenharim.

O desaparecimento dos homens provocou uma série de protestos da população da cidade, no dia 25 de dezembro, quando, revoltada pela falta de providências em relação às buscas, grupos em protesto destruíram prédios e bens públicos da Fundação Nacional do índio (Funai) e também de benfeitorias existentes na terra indígena. Na ocasião, o MPF recorreu à Justiça para garantir proteção às tribos indígenas e obteve decisão favorável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *