Dando sequência à programação de viagens pelo Interior do Estado, o governador do Amazonas, José Melo, visita neste sábado (17), os municípios de Itacoatiara e Japurá (a 176 e 744 quilômetros de Manaus, respectivamente), onde cumpre agenda de inaugurações e vistoria obras.
Pela manhã, o governador inaugurou um “data center”, que vai ampliar acesso à internet em Itacoatiara, e participou de solenidade de assinatura da ordem de serviço para construção de porto no município, pelo Ministério dos Transportes, além de entregar alevinos em incentivo à piscicultura e visitar obras.
À tarde, em Japurá, José Melo inaugura o novo hospital do município, que recebeu do Governo do Amazonas investimentos de mais de R$ 3 milhões em obras e equipamentos, e vai substituir as antigas instalações do hospital da cidade.
“Estamos investindo forte em áreas prioritárias para nosso Governo, como a saúde e a educação. Esses setores são pilares importantes para a garantia de uma vida melhor a qualquer cidadão. No caso do hospital, será a quinta unidade hospitalar inaugurada pelo Governo do Estado, neste ano, no interior do Estado, dando continuidade ao amplo programa de investimentos que vem sendo realizado na área da saúde na capital e no interior do Amazonas”, pontuou o governador José Melo.
Em Itacoatiara, na quadra poliesportiva da Escola Estadual Vital de Mendonça, bairro da Colônia, José Melo participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), da construção de um novo porto na cidade. No mesmo local, ele entregou a piscicultores familiares 40 mil alevinos de tambaqui e Certificado de Origem de 200 mil pós-larvas de tambaqui para a Associação de Produtores de Itacoatiara.
Em seguida, o governador visitou obras de construção de um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti), na rua Acácio, s/n, e da orla da cidade.
À tarde, José Melo inaugura o hospital de Japurá, a quinta unidade de saúde entregue pelo Governo do Amazonas, este ano. O Hospital Mayara Abdel Aziz é resultado de investimentos de mais de R$ 3 milhões em obras e equipamentos e vai substituir as antigas instalações do hospital da cidade.
O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, explica que o novo hospital de Japurá possui 20 leitos e foi modernamente equipado, inclusive para oferecer serviços que não eram disponibilizados na unidade antiga. “O principal deles é o serviço de mamografia, que está sendo expandido no interior do estado para ampliar o acesso das mulheres ao diagnóstico precoce do câncer de mama”, frisou.
Alecrim salienta que todos os exames de imagem (inclusive a mamografia) estarão disponíveis em sistema digitalizado, interligado à Central de Laudos que funciona no Hospital Francisca Mendes, em Manaus. “Este é um padrão que estamos estendendo para toda a rede hospitalar do interior do Estado, com o suporte do Programa de Telemedicina”, disse o secretário.