O propalado Monotrilho está completamente descartado e o Bus Rapid Transit (BRT) será, mesmo, o modal de transporte do morador de Manaus. O novo projeto de mobilidade urbana para a capital foi um dos assuntos discutidos, esta sexta-feira (12), em reunião do governador do Amazonas, José Melo (PROS), com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), para traçar as novas diretrizes da ação conjunta para 2015.
A reunião foi na sede do Governo do Estado, no bairro da Compensa II, zona Oeste da capital, na hora do almoço. Melo e Arthur traçaram como prioridade a parceria nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e mobilidade urbana.
Governo e Prefeitura decidiram unificar esforços e recursos para implantação do novo sistema de transporte. A parceria para mobilidade englobará, ainda, o desenvolvimento de projetos de recuperação de ruas e alargamento de vias, a exemplo da parceria iniciada este ano em que o governo estadual repassou mais de R$ 100 milhões para revitalização de vias nas zonas norte e leste da cidade.
Na próxima semana, o prefeito Arthur Neto deve apresentar ao governador José Melo o novo projeto do BRT que está sendo elaborado pela administração municipal. Com o novo sistema, a implantação do monotrilho está descartada. “Na próxima semana, ele (prefeito Arthur) vai me apresentar o projeto que a prefeitura tem, e que caminha na direção do BRT, para que conjuntamente a gente aprove e possa trilhar os caminhos tortuosos junto ao governo federal e organismos de financiamento para obter os recursos e iniciar os trabalhos”, comentou Melo.
O prefeito de Manaus afirmou estar satisfeito com as decisões desse primeiro encontro e disse que o ano será de muito trabalho nas ruas. De acordo com Arthur Neto, haverá desdobramentos da conversa, com a reunião entre os técnicos da prefeitura e governo das secretarias envolvidas no projeto de ação conjunta. “O governador foi muito correto dizendo que entende que quem deve definir o modal de mobilidade é a prefeitura. Já batemos o martelo que o modal será o BRT para toda a cidade”, disse o prefeito, ressaltando que os recursos estão assegurados no PAC Mobilidade.
Segundo o governador, outros pontos importantes da parceria com a Prefeitura de Manaus são as áreas de educação e saúde. Na educação, além da realização da matrícula para as escolas em 2015, a ideia é estabelecer um mapeamento que permita que as duas redes se complementem na construção de unidades de ensino. “A parceria é extremamente necessária. Para enfrentar esse problema de trânsito, mobilidade urbana, educação e saúde, nada melhor do que unificar os esforços e os recursos, como vamos fazer agora na matrícula para as nossas escolas”.
Na saúde, Melo reafirmou a disposição para auxiliar o município com a atenção básica. Ele disse que a nova rede de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que está sendo construída pela administração de Arthur Neto, deverá dar fôlego a rede hospitalar do Estado. “A nova rede de atenção básica é parte importante da nova ação que vamos fazer em conjunto, permitindo que o município alargue os seus horizontes na atenção básica para que eu possa na média complexidade ter minhas unidades liberadas para fazer cirurgias e exames especializados”, frisou.
Reforma governamental – O governador José Melo voltou a falar sobre a reforma governamental e classificou as mudanças como ajustes. Melo não adiantou alteração de nomes na composição do secretariado, mas reafirmou que pretende enxugar os custos para aumentar a capacidade de investimentos. Melo adiantou apenas que planeja reduzir e fundir secretarias e transformar algumas delas em departamentos.
“Será um governo menor, perfeitamente adaptável às dificuldades que virão por aí no próximo ano. Haverá ajuste. O governo do Omar (Aziz, ex-governador) foi um governo sólido e que fez um trabalho espetacular. Esse governo não pode e nem deve ser desmontado. Mas para que eu posso moldar da minha forma de ser e dar a celeridade que eu preciso, uma vez que eu tenho apenas quatro anos, é nessa linha”, disse.
Medalha da Marinha – Nesta sexta-feira, 12 de dezembro, o governador do Amazonas, José Melo, recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil às autoridades que desempenham ações de destaque. Organizada pelo Comando do 9° Distrito Naval, a solenidade marca as comemorações pelo dia do Marinheiro e foi realizada no pátio de aeronaves do 3° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, localizado na BR 319, Distrito Industrial.
Recebido pelo recebido pelo Comandante do 9° Distrito Naval, vice-almirante Domingos Sávio, o governador destacou o papel da Marinha na região amazônica, elogiando a atuação do órgão nas ações de saúde. “A Marinha tem ajudado muito o interior não só com os seus navios patrulha, mas aqueles que fazem o atendimento médico e odontológico aos nossos ribeirinhos. Considero essa homenagem um reconhecimento pelo dever que sempre cumpri ao longo da minha vida, ao longo dos cargos que sempre ocupei”, disse.
A solenidade contou com a presença de autoridades militares e da presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Graça Figueiredo. Na ocasião, outras 16 autoridades militares e civis foram contempladas com a comenda em homenagem ao Marquês de Tamandaré, patrono da marinha brasileira.