Manaus foi confirmada, nesta segunda-feira (16), como uma das sedes do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016. O anúncio foi feito pelo Comitê Organizador para os Torneios de Futebol Olímpico da Fifa, após reunião em Zurique, na Suíça.
Com a confirmação, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus iniciam os trabalhos para cumprir o caderno de encargos do evento e devem criar, nos próximos dias, um comitê para articular as ações.
A expectativa é que Manaus receba oito jogos na primeira fase do campeonato de futebol olímpico. De acordo com Jose Melo, a definição pela cidade é uma conquista importante fruto do reconhecimento do êxito na organização da Copa do Mundo. É também, segundo o governador, o entendimento por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Olímpico de que ter uma sede olímpica no coração da Amazônia traz um diferencial para o evento no Brasil.
“É uma alegria essa notícia. Os organizadores gostam de ter uma concentração pra facilitar muitas coisas e, embora Manaus fique distante (em relação ao Rio de Janeiro), nosso êxito na organização da Copa do Mundo, com nosso povo bem receptivo e alegre, e a boa avaliação da organização e segurança, fizeram com que a questão da distância fosse superada”, frisou.
Pela manhã, o prefeito Arthur Virgílio Neto comemorou e disse que a capital do Amazonas foi a única de que teve de lutar para alcançar essa vitória. “Estamos felizes porque o Rio de Janeiro e outras cidades, com méritos, foram escolhidas sub sedes. Manaus foi a única que conquistou o direito de sediar as olimpíadas, teve de lutar para sediar as olimpíadas, inclusive com alguns momentos em que a gente ficava meio de ‘farol baixo’, porque parecia que aquele argumento da distância iria nos derrotar. E eu não vejo distância nenhuma. Distâncias maiores já foram percorridas em outras olimpíadas, em outras copas do mundo.”
Segundo Arthur, a prefeitura vai fazer o que for necessário para repetir o sucesso alcançado na Copa do Mundo de Futebol, e aproveitou para cobrar ao Governo Federal o que foi gasto na copa. “Muito do que foi necessário fazer, nós já fizemos e, aliás, fiz ‘por conta’, esperando pelo ressarcimento do Governo Federal, que não veio. Nós vamos fazer o que tivermos de fazer!”, garantiu.
O prefeito destacou a importância da conquista do selo olímpico. “Nós estamos muito felizes é com o fato de que Manaus vai conquistar o selo olímpico, que é uma marca positiva que dura a vida toda da cidade. Manaus, Cidade Olímpica! Isso tido é um ganho extraordinário! Nós temos que ter esse dia de hoje como um dia inesquecível, de uma grande conquista, um dia de um grande avanço para nós, que será – se Deus quiser – um grande passo na direção da prosperidade para o nosso povo!”
Sexta cidade-sede do torneio de futebol das Olimpíadas, a Arena da Amazônia, em Manaus, vai dividir os jogos do Rio de Janeiro, com as cidades de São Paulo (Arena Corinthians), Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garrincha) e Salvador (Fonte Nova). A expectativa é que a Arena da Amazônia receba oito jogos na primeira fase do campeonato olímpico de futebol. Ao contrário da Copa do Mundo, quando as seleções ficavam na cidade apenas nos dias de jogos, as seleções que jogarão em Manaus devem permanecer na capital durante os cerca de 20 dias do torneio.
“A entrada de Manaus no calendário Olímpico Rio 2016 enriquece o torneio com uma visita dos atletas de futebol a um dos locais mais icônicos do mundo. Tenho certeza que o Amazonas receberá o mundo Olímpico com uma celebração memorável”, destacou, no site do Comitê, Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador Rio 2016.
FIFA – De acordo com nota emitida pela Fifa, os torneios de futebol das Olimpíadas acontecerão de 3 de a 20 de agosto de 2016, com 58 jogos disputados em seis cidades.
“Os Torneios de Futebol Olímpico serão uma oportunidade fantástica de reviver o excelente clima visto durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014, não somente no Rio de Janeiro, mas em outras cinco cidades. Elas fizeram um trabalho ótimo e agora podem usar os estádios da Copa do Mundo e a infraestrutura já montada para unir o país para um grande evento mais uma vez. Estou confiante de que os times participantes terão uma experiência olímpica inesquecível”, afirmou Marco Polo del Nero, presidente do Comitê Organizador para os Torneios de Futebol Olímpico, em nota divulgada pela Fifa.