12/06/13 – Aumento do efetivo de policiais nas muralhas, escoltas para aumentar a segurança nas cadeias. Estas são as medidas emergenciais anunciadas esta semana, pela Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Amazonas (Sejus), para conter as fugas no sistema prisional do Estado.
As medidas foram anunciadas no comando geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), após reunião entre o novo Secretário da Justiça e Direitos Humanos, delegado federal Wesley Aguiar, com o secretário Executivo Adjunto, major Antônio Norte Filho e o Diretor do Sistema Prisional ( Desip), delegado Divanilson Cavalcanti.
Um dos assuntos discutidos foi a previsão do aumento do efetivo de policiais nos presídios, por meio do plano de guarda da “Operação Muralha”.
De acordo com o novo titular da Sejus, as medidas devem minimizar as fugas e fortalecer a segurança nos presídios, e já serão adotadas neste final de semana.
Wesley Aguiar tomou posse na útima sexta-feira (7), em meio a uma crise no sistema prisional, evidenciada por um aumento do número de casos de fugas das unidades prisionais, na capital e no Interior do Estado.