Média de temperatura em setembro vai variar entre 38 e 39 graus em Manaus, diz SIPAM

sol
A terça-feira (22)foi mais um dia de intenso calor em Manaus. Às 9h da manhã desta, o termômetro instalado no Complexo Ponta Negra, na zona Oeste da capital, já marcava 34 graus. Com o sol quente e umidade relativa do ar abaixo dos 60%, o clima abafado se tornou um verdadeiro desafio para quem vive em Manaus e tenta aliar a rotina com as temperaturas elevadas, como o casal Aluízio Costa e Maria Helena, que chegou recentemente do Nordeste, onde sol também brilha, mas não como o daqui.

Segundo a meteorologista Deydila Bonfim, do Sistema de Proteção do Amazonas (SIPAM), o calor na capital amazonense está apenas no início, vai se prolongar até outubro, atingido temperaturas médias entre 38 a 39 graus centígrados à sombra.

De acordo com a meteorologista, a onda de calor que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, mais conhecido como fenômeno El Niño, é o principal responsável pelas temperaturas elevadas em Manaus.

Na última segunda-feira (21), Manaus registrou a temperatura mais alta dos últimos 90 anos, quando o Instituto Nacional de Meteorologia confirmou temperatura de 38,9 graus na capital amazonense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *