Marinha forma primeiros Marinheiros Fluviais indígenas do Amazonas

Um total de 29 formandos, incluindo dois indígenas e comunitários do Tupé e do Paricatuba, concluíram o  Curso de Formação de Marinheiros Fluviais Auxiliares de Máquinas e Convés (CFAQ -II C/M N1) na comunidade de São João do Tupé, no Lago do Tupé, Zona Rural de Manaus.

Os marinheiros estão habilitados a conduzirem embarcações de até 10 metros de comprimento utilizadas na navegação interior. As aulas ocorreram no período de 24 de novembro a 02 de dezembro na comunidade atendendo a uma solicitação da Associação Indígena UmuriDíroMahsã, fundada em 14 de dezembro de 2008, que atualmente conta com a participação de 39 indígenas, representantes das tribos: Dessana, Barassana, Tuiuca e Tukano.

A cerimônia de formação aconteceu na segunda-feira (15) e presidida pelo Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Domingos Savio Almeida  ogueira, e teve a presença do Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental, Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulino Antônio de Paula Júnior.  Na ocasião, o Pajé e líder da Associação, Sr. Raimundo KissibiKumo recebeu a Carteira de Habilitação de Amador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *