O Comando do 9° Distrito Naval (Com9ºDN), divulgou nesta quinta-feira (19), o total de embarcações abordadas no período de 13 a 18 de fevereiro.
Das 504 embarcações abordadas, 64 foram notificadas e 33 apreendidas. As embarcações sem documentação prevista, conduzidas por pessoas não habilitadas ou que apresentaram excesso de passageiros foram notificadas, apreendidas pela Capitania dos Portos e colocadas “Fora de Tráfego”.
Durante as abordagens, os Inspetores Navais da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) verificaram a documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação, além de realizarem procedimentos preventivos à Segurança da Navegação, com vistorias de suas condições do material.
No período de Carnaval, a Marinha fiscalizou o tráfego das embarcações de passageiros e carga, esporte e recreio (jet-skis, lanchas e iates) nas principais praias de Manaus: Ponta Negra, da Lua, Tupé, Dourada, Prainha; e nas Marinas localizadas no Igarapé do Tarumã, CEASA, Panair e Manaus Moderna; e empregou um Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) e cinco embarcações com Inspetores Navais da CFAOC, exclusivas para essa atividade.
Como resultado mais significativo, Manaus completa quantro anos seguidos de Carnaval sem nenhum acidente registrado.