23/03/13 – A ex-senadora e ex-candidata à presidência da República pelo Partido Verde, Marina Silva, está em Manaus, neste sábado (23). Na capital amazonense, Marina Silva participa de uma série de ações em apoio à criação da nova legenda Rede Sustentabilidade.
De acordo com a ex-secretária do meio ambiente da prefeitura de Manaus, e também uma das coordenadoras da Rede Sustentabilidade no Amazonas, Luciana Valente, a agenda de Marina Silva Marina na capital, inclui reunião com simpatizantes e mobilizadores da Rede e caminhada no calçadão da Ponta Negra, para a coleta de assinaturas.
Sobre a coleta das assinaturas, que vão garantir a transformação da Rede Sustentabilidade em partido político, Luciana Valente esclarece que o fato de assinar o manifesto de apoio a Rede não cria qualquer vinculação partidária.
Fundado em 16 de fevereiro deste ano, a nova agremiação política, batizada de Rede Sustentabilidade, deve disputar a sua primeira eleição já em 2014. Segundo os fundadores do partido a palavra que será usada nas urnas, será apenas ‘Rede’.
Em declarações feitas à imprensa, quando da fundação da Rede, Marina Silva disse que o novo partido não se enquadra nos conceitos de situação nem de oposição, mas terá posições formadas.
Em Manaus, além de Luciana Valente e do ex-reitor da Ufam, Marcus Barros, a Rede de Sustentabilidade tem o apoio do deputado estadual Luiz Castro (PPS), que não descarta a possibilidade de trocar a legenda pelo partido de Marina.