Cerca de 500 mil famílias que moram em bairros da zona leste e parte da zona Norte tiveram o serviço de água interrompido nesta quarta-feira (10), devido à manutenção na Estação de Tratamento da Ponta das Lajes, no complexo do Programa Águas para Manaus (Proama). O serviço é executado pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), responsável pelo programa.
De acordo com o presidente da companhia, Eraldo Câmara, o conserto será feito na conexão de uma adutora de 1,8 mm, que teve a borracha de contenção de vazamento rompida, problema impossível de ser previsto, de acordo com o Câmara.
Segundo ele, o fornecimento será interrompido até as 18h desta quarta-feira, porém, como os reservatórios ficaram cheios até a meia noite de terça, os reflexos da paralisação só serão percebidos no fim da manhã desta quarta. O presidente da Cosama garante, também, que, após esta manutenção, tão cedo outra não será realizada.
O secretário de águas e esgoto da Prefeitura de Manaus e diretor executivo do consórcio Proama engenheiro Sérgio Elias, disse que a manutenção vai evitar a grande perda de águas.
Segundo Sérgio Elias, ainda para 2015, a Prefeitura terá novidades para o setor, com antecipação de metas para melhorar o sistema na cidade.
A empresa pede, ainda, que consumidores evitem o desperdício de água. A orientação é para que os clientes utilizem reservas para fins de consumo e higiene pessoal com consciência.